Criado no século XVI, próximo à propriedade de seu idealizador, Vicino Orsini, o Sacro Bosco (italiano para Bosque Sagrado), também conhecido como Parque dos Monstros, é um conjunto de esculturas e edificações erguidos em uma região de floresta da comuna de Bomarzo, na Itália, distante cerca de 50 km ao norte da capital Roma. Orsini, um condotiero (ou comandante de milícias), atuou em várias guerras italianas de sua época. Na batalha de Artois, uma pequena cidade no norte da França, foi aprisionado pelos inimigos alemães, que o mantiveram sob cárcere por vários anos. Pouco antes da libertação de Orsini, sua esposa, Giulia Farnese, faleceu. Segundo algumas fontes, o jardim foi criado por Orsini como uma forma de lidar com a perda.
No período em que se deu a construção do Sacro Bosco, Orsini passava por um momento de grande contato com sua própria espiritualidade. De acordo com E. L. Hamilton, em artigo para o site The Vintage News, o condotiero passou a ver a vida de uma maneira bem diferente quando conseguiu escapar da morte na guerra. “Depois da libertação de Orsini e seu retorno para Bomarzo, ele distanciou-se da religião formal. Converteu-se ao epicurismo, uma filosofia devotada aos simples prazeres, definida pela ausência de dor e pela opção por uma vida moderada”. Nos momentos que antecederam a edificação do bosque, Orsini passou a frequentar o meio artístico de sua região. “Além disso, cercou-se de artistas, escritores, e outras pessoas do meio criativo”.
INFLUÊNCIAS
O epicurismo é um ensinamento transmitido inicialmente por Epicuro de Samos, filósofo ateniense do século IV a.C., e prega a procura por um estado de serenidade de espírito através da busca da tranquilidade, da limitação do medo e dos desejos extremos que podem causar a preocupação constante. Epicuro também é conhecido como o Filósofo do Jardim, devido à comunidade que fundou com amigos e seguidores chamada “O Jardim”. No Sacro Bosco, que mais tarde ficou conhecido pejorativamente como Jardim dos Monstros, Vicino Orsini mandou construir mais de 30 estátuas de pedra com estética incomum, e estilo maneirista, predominante em meados do século XVI e caracterizado pela tendência à intelectualidade.
O design das peças é atribuído ao arquiteto Pirro Ligorio, uma figura bastante conhecida daquele tempo. Ligorio trabalhou como arquiteto papal do Vaticano sob comando dos papas Paulo IV e Pio IV, e foi responsável pelo desenho das fontes de Villa D’Este, em Tivoli, para o cardeal Ippolito II. “Teriam essas visões monstruosas emergido do senso de competição ou de um estado profundo de depressão de Vicino Orsini? Os historiadores ainda debatem esse tema até os dias de hoje”, explica E. L. Hamilton. A vida de Orsini era bastante privilegiada. Ele nasceu em 1523, filho de uma família da nobreza, e ganhou o status de Duque sete anos após a morte de seu pai. Na metade do século XVI, sua vida teve uma reviravolta, e passou a participar de batalhas violentas no exército do Papa.
A inspiração imagética do conceito criado por Orsini para o Jardim ainda é incerta. Segundo pesquisas, podem ter vindo tanto de obras literárias como de tendências arquitetônicas regionais. “Alguns historiadores afirmam que as imagens grotescas do jardim são inspiradas pela literatura clássica apreciada por Orsini, como Aeneid, de Virgil, e Orlando Furioso, de Ludovico Ariosto–trabalhos que descrevem uma linha intermediária entre natureza e arte”, conta E. L. Hamilton. “Outros sugerem que ele criou um contraponto aos luminosos jardins criados por seu amigo, o Cardeal Cristoforo Madruzzo, numa cidade próxima chamada Soriano di Cimino”. Uma das obras do Sacro Bosco, La casa pendente, é dedicada ao Cardeal Madruzzo.
INTERPRETAÇÃO
Em publicação da BBC, a autora Liz LaBrocca entrevista a historiadora Melinda Schlitt, que fala um pouco sobre as impressões acadêmicas à respeito do Jardim. “Em vez de buscarmos uma mensagem narrativa unificada, é mais apropriado direcionar nosso conhecimento ao relacionamento entre as esculturas e as escrituras que as acompanham–o que certamente era a intenção de Orsini”, afirma. Ela também aponta certa pessoalidade na postura das estátuas encomendadas por Orsini, que clamam por uma atenção particular. “Essa poesia exorta o visitante a não procurar semelhança entre as maravilhas daquele jardim com a de outros jardins da região”, conclui. Artistas como Jean Cocteau e Salvador Dalí tiveram o Jardim como inspiração para suas obras, discutindo amplamente o significado de suas peças.