Coreógrafo e videomaker, Alex Soares chega a Goiânia na próxima semana e vai ministrar uma oficina de processo criativo: cinema + dança, uma aula aberta e um workshop de repertório e improvisação. A realização é do Coletivo PlanoP dentro projeto #Plural, contemplado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás 2016, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). O projeto, que começou em janeiro, já realizou oficinas de Parkour com Dança Acrobática e Videodança em 360º.
As criações de Alex começaram em um workshop para novos coreógrafos do Balé da Cidade de São Paulo, onde ainda atuava como bailarino. O interesse por vídeo e suas vertentes cresceu a ponto de estudar Cinema e o objetivo era utilizar os conhecimentos em suas produções cênicas e também na criação de videodanças. Sua videodança “Por um momento perdido”, de 2009, recebeu o título de melhor vídeo no Festival do Minuto, de 2010. No ano seguinte, Alex foi convidado pela Noord Nederlandse Dans, companhia sediada em Groningen, Holanda, para criar uma videodança.
Para Guilherme Monteiro, integrante do PlanoP, contar com a participação de Alex Soares no projeto Plural é uma realização importante levando em consideração o peso do currículo e da experiência que ele traz. “Estamos muito felizes de poder compartilhar um pouco do conhecimento do Alex, e os artistas goianos também poderão participar de aula aberta e do workshop”, finalizou.
CURRÍCULO DE PESO
Em 2012 foi um 16 finalistas do 26th International Choreography Competition, evento que anualmente reúne promissores coreógrafos da dança mundial em Hannover, Alemanha. No mesmo ano ganhou o 4th Pretty Creatives International Choreography Competition, o que possibilitou criar Trace in Loss para a Northwest Dance Project, companhia sediada em Portland, Estados Unidos. Em 2013 criou a obra Link para a Ribeirão Preto Cia de Dança, que ganhou o Prêmio de Criação Coreográfica do Ano pela Cooperativa Paulista de Dança. Desde 2010 dirige em São Paulo seu próprio núcleo artístico, o Projeto Mov_oLA.
Como coreógrafo convidado trabalhou com companhias no Brasil: Balé Teatro Guaíra, Balé da Cidade de Niterói , Balé Teatro Castro Alves, Cia Sesc de Dança, Ribeirão Preto Cia de Dança, Corpo de Baile do Amazonas e Balé da Cidade de São Paulo. No exterior: Noord Nederlaãndse Dans (Holanda), Northwest Dance Project de Portland (EUA) e a Hubbard Street Dance Chicago (EUA).
EVENTOS ABERTOS
WORKSHOP IMPROVISAÇÃO E REPERTÓRIO ALEX SOARES
Data: 14/03 e 16/03
Local: Vibe62 – Rua T-52, 60, Setor Bueno
Horário: 13h30 às 16h30
Valor: R$ 200,00
Somente 12 vagas
WORK IN PROCESS
Data: 17/03
Local: Sala de dança UFG Campus Samambaia
Horário 10h às 13h
Gratuito
Chegar com 10' de antecedência