Estão abertas as inscrições para a residência artística Coisinhas _ que acontecerá de 21 a 25 de março, na casacorpo, na cidade de Goiânia. Ministrada pela artista mineira Dudude Herrmann, consiste em uma proposta de imersão para invenção de danças coladas, descoladas, frescas e inusitadas.
“Nesta residência artística vamos abordar questões tanto diretas quanto correlatas ao movimento em si, trazer a questão do que pode vir a ser um corpo e do que este corpo entende sobre estados de dança”, afirma Dudude, ao explicar que para isso serão trabalhadas técnicas de improvisação na dança. As atividades são recomendadas para maiores de 18 anos, bailarinos, artistas da cena e pessoas curiosas com as notícias do movimento.
O trabalho será realizado conjuntamente ao ¿por quá? grupo de dança que convidou a artista para colaborar criativamente na construção de seus trabalhos artísticos, que nos últimos anos tem tido o espaço público como espaço privilegiado de pesquisa e realização.
DUDUDE HERRMANN (BH)
Vive e trabalha entre Belo Horizonte e Casa Branca, bailarina, improvisadora, performer, coreógrafa, diretora de espetáculos, professora de dança, escrevedora e consultora. Iniciou seus estudos nos anos 70 como parte da geração do Grupo Trans-Forma BH/MG. Dirigiu seu estúdio de 1994 a junho de 2009. Dirigiu a Benvinda Cia de Dança de 1992 a 2007. Foi bolsista do Ministério da Cultura do Brasil – projeto Bolsa Virtuose 2000, em residência no Centro Coreográfico de Orleans a convite de Josej Nadj. Em 2003/2004 desenvolveu seu projeto “Poética de um Andarilho – a escrita do movimento no espaço de fora” viabilizado pelas Bolsas Vitae de Artes. É idealizadora, coordenadora do evento Ciclo de Confluências-Ideias de... Desenvolve parcerias criativas com diversos artistas, trabalha em seu atelier de criação, onde promove eventos ligados à arte contemporânea. Segue trabalhando interessada e curiosa em assuntos de arte/vida.
¿POR QUÁ? GRUPO QUE DANÇA
O ¿por quá? é um grupo de dança com um imaginário de pesquisa lúdica e mundana. Prima pela dança-acontecimento, dança curiosa e desobediente que passeia por uma estética contemporânea popular, se é que isso existe. Fundado no ano de 2000, na cidade de Goiânia/GO, tem como foco a democratização e convocação à experimentação artística para o alcance e conquista de uma certa autonomia celebrativa da dança. Pesquisa atualmente ações de estética cotidiana pop e de gênero duvidoso.
COISINHAS_ RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM DUDUDE HERRMANN (MG)
Quando: 21, 23, 24 e 25 de março de 2018 (das 09:30 às 13:00)
Investimento: R$ 150,00
12 vagas / Inscrições: grupoporqua@ gmail.com