A Prefeitura Municipal de Jaraguá oferecerá, como todos os anos, seu apoio cultural. O prefeito Zilomar Oliveira e a primeira-dama Rubia Oliveira estarão presentes nesse evento tradicional religioso com o apoio da superintendente da Cultura, Simone Moreira, das paróquias Nossa Senhora da Penha, Santa Edwiges, São José, e os padres Edmilson, Thiago e Antônio.
A Festa do Divino Espírito Santo é conhecida para muitos como Cavalhadas. Esse ano a abertura oficial será no dia 11 de maio, com a alvorada, na casa do imperador.No mesmo dia à tarde haverá o desfile tradicional e cultural dos cavaleiros conhecidos como guardiões da Coroa do Divino. À noite terá a santa missa solene, que se estenderá até o dia 19 de maio. No último dia de madrugada acontecerá a alvorada e à tarde a entrada da rainha. À noite a missa solene de encerramento, onde vão levantar o mastro, e depois a queima de fogos. No dia seguinte o cortejo do imperador, onde terá a missa solene pela manhã e a nomeação do novo imperador. Após o almoço haverá o leilão de gado. A apresentação da cavalhada tradicional, que é a batalha entre mouros e cristãos, começará no início da tarde. Uma encenação centenária representada por 24 cavaleiros. No dia 21 haverá a santa missa à noite e em seguida a procissão para a Igreja do Rosário.
A cidade fica repleta de decoração e visitantes das regiões vizinhas, gerando fluxo de pessoas e vendas adicionais, ajudando na economia da cidade.
No dia 18 de maio, em plena sexta-feira, será a vez da Cavalhadas Prime, um dos eventos mais esperados pelos residentes. Num festival de música sertaneja, a cidade receberá a dupla Maiara & Maraisa, assim como a participação de cinco atrações locais, tudo na mesma noite. Segundo o organizador do evento, Neném Tendas, devido ao sucesso durante esses 15 anos, e s t e a n o o evento ocorrerá no parque de exposições da cidade de Jaraguá.
A prefeitura está sempre apoiando eventos culturais da cidade, como aconteceu na encenação da Paixão de Cristo, com a iniciativa da Paróquia Nossa Senhora da Penha e o apoio da gestão municipal vigente e direção do Grupo de Teatro que Roda de Goiânia, representado por Liz Eliodoraz, integrante e fundadora do grupo. Eles iniciaram um trabalho de extensão cultural através da montagem do espetáculo anual Paixão e Morte de Cristo.
A primeira apresentação da Paixão de Cristo aconteceu na Praça Sílvio de Castro Ribeiro, em 2005. Posteriormente, essa mesma trilogia montou outro espetáculo, o ‘Auto da Ressurreição de Jesus’, sendo apresentado na noite de domingo de Páscoa. Atualmente os espetáculos são realizados na Praça do Rosário, Rua Alto do Rosário - Vila Isaura, tendo duração estimada de 50 minutos, sujeito a intempéries. Os dois espetáculos são produzidos graças às parcerias entre a Prefeitura Municipal de Jaraguá – que disponibiliza toda estrutura de som, luz e equipamentos – e a Paróquia Nossa Senhora da Penha, dispondo parte dos recursos financeiros, com auxílio da comunidade jaraguense, que sempre apoia os projetos, além dos voluntários que compõem o elenco e equipe de produção. Ambos são dirigidos e coordenados pelo Grupo de Teatro Catulé de Tereza desde 2015, representados pelos s e guintes integrantes: Genilson Eduardo, Gilson Meira, Mateus Alberto, Pâmela Cristina e Leandro Martins.
Neste ano de 2018 tivemos a felicidade de produzir os dois espetáculos graças ao apoio do atual prefeito Zilomar e sua equipe. A disposição do pároco Edmilson e a colaboração da comunidade foram cruciais para a realização dos espetáculos.