A mostra fotográfica ‘Trocando Olhares’, com a impressão digital de Marcelo Dionizio, geógrafo, ambientalista, observador de aves, fotógrafo cult e gauche, celebrado no circuito underground de imagens, estará aberta de 5 a 10 de junho, na Cidade de Goiás, tombada Patrimônio Histórico da Humanidade. Horário: de 8h às 17h. Local: Museu do Palácio Conde dos Arcos. De terça-feira a sábado. Com 20 fotografias. A entrada é gratuita, avisa o artista.
- Um projeto, executado há cinco anos, nos biomas brasileiros: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e o nosso Cerrado.
Marcelo Dionizio registra, fotografa, grava os sons das aves nos seus ambientes natu¬rais. Desde as aves mais comuns até as que são ameaçadas de extinção, informa ao DM Revista, o caderno de cultura do jornal Diário da Manhã. Não meço esforços para encontrar seres alados, nos lugares mais inóspitos, explica. Espécies que podem ser endêmicas, somente encontradas em um lugar restrito, outras ocorrem em determinadas regiões, diz, animado.
- Assim como migratórias, que voam milhares de quilômetros até o Brasil ou apenas passam pelo nosso país.
Desde que iniciei como observador de aves, senti uma necessidade de levar os regis-tros fotográficos até as pessoas, pontua o geógrafo e ambientalista. A troca do olhar entre o observador e as aves, sublinha, de forma poética. O que poderia ser também um olhar da ave com o público, expõe. Decidi, então, transformar o projeto em exposições fotográficas, com as impressões das fotografias, afirma. Com as mídias sociais, facebook e instagram, frisa.
- Para levar a troca de olhares a diversos públicos.
1919 AVES
O ambientalista revela que existem, hoje, 1919 espécies de aves. O Brasil é o segundo maior país em quantidade de aves no planeta, registra. Ficando atrás apenas da Colômbia, relata. Como ambientalista, levo a bandeira da preservação, atira. As aves precisam de ambientes naturais para sobreviver, insiste. Tenho um agradecimento especial ao parceiro de expedições, Kennedy Borges, biólogo e fotógrafo, e aos membros do Grupo Goiaves.
- Observadores de aves de Goiás.
SERVIÇO
Nome da Exposição: Trocando Olhares–Aves Brasileiras
Equipamento: Nikon D-7000– objetiva: 200x500 Nikon
Data: 05 a 10 de junho de 2018
Horário: Terça à sábado: das 08h às 17h. Domingo: das 8h às 12h.
Local: Museu Palácio Conde dos Arcos–Durante o Fica (Festival Internacional de Cinema Ambiental)
Valor da entrada: Gratuito
Quantas fotos serão? 20 fotos
Qual o tamanho das fotos? 18 fotos 30x45 e 2 fotos 60x90
Qual o tema da exposição? Um olhar sobre as aves brasileiras
Quando as fotos foram feitas? Num período de cinco anos (2013 a 2018)
Onde foram feitas? Em todos os biomas brasileiros–Cerrado– Caatinga–Pampa–Pantanal– Amazônica–Mata Atlântica
Qual o objetivo da exposição? Divulgar o meu trabalho como fotógrafo e observador de aves, tendo as aves como tema, dentro de uma ótica de preservação dos ambientes naturais onde as aves estão inseridas