A movimentação de profissionais e veículos, a sensível mudança na programação, as caras novas na tela e o jornalismo ao vivo a qualquer hora do dia ou da noite não deixam dúvida: a Televisão Brasil Central (TBC) e as Rádios Brasil Central (RBC) AM e FM não são mais as mesmas e fazem jus ao adjetivo novas agregado a seus nomes. Desde que o jornalista João Bosco Bittencourt assumiu o comando dos canais, o jornalismo passou por uma verdadeira revolução editorial, os profissionais foram valorizados e adquiriram autoestima e os veículos da Agência Brasil Central (ABC) começaram a incomodar a concorrência.
Quem acompanha a programação das novas TBC e RBC sentiu a mudança já nos primeiros dias. A princípio, a impressão que se tem é que as transformações custaram caro tanto em termos de estrutura física quanto de pessoal. Um olhar mais atento, no entanto, revela o contrário: o que João Bosco fez foi basicamente recuperar a missão jornalística dos veículos, abrir a programação à participação de especialistas e telespectadores e dar liberdade criativa para os profissionais. Assim, a nova TBC rompeu o isolamento e está projetando o talento de seus jornalistas.
“O grande investimento foi na digitalização. O ex-governador Marconi Perillo e o governador José Eliton investiram R$ 25 milhões na compra de equipamentos e atualização dos estúdios e de toda a estrutura física”, diz João Bosco. “Não há sombra de dúvida: o que temos aqui na TBC e na RBC é uma das melhores infraestruturas tecnológicas de produção de conteúdo jornalístico do Brasil”, afirma o presidente das emissoras. “O que estamos procurando fazer todos os dias é o bom jornalismo e fazer por merecer todo esse enorme investimento em nossa estrutura”, diz.
As mudanças, no entanto, não param e as novas TBC e RBC continuam avançando no sentido de oferecer produtos de qualidade e que tenham relevância ao público. As novas novidades serão vistas nos próximos dias com o lançamento de produtos jornalísticos. A televisão terá um programa matinal, entre 6h30 e 7 horas, e seus boletins, divulgados de hora em hora, terão a direção de no mínimo 10 minutos. Já a rádio terá dois novos programas, um ao meio-dia e outro no final da tarde.
As inovações fazem parte do projeto de revitalização promovido pela Agência Brasil Central (ABC), na direção de João Bosco Bittencourt. “Um dos nossos objetivos sempre foi o de tornar as emissoras mais interativas, próximas ao cidadão e com mais participação popular”, disse o presidente da ABC.
Segundo ele, os novos programas vão reforçar ainda mais as mudanças na linha editorial da TBC e RBC. Os novos produtos serão compostos por links ao vivo, comentaristas, debates, correspondentes no interior do Estado e um reforço no jornalismo comunitário.
As mudanças implantadas pela nova direção da ABC já se tornaram referência no Estado e fora dele. Somadas às novidades, a emissora, que já transmite seus sinais em alta definição (HD) para 11 cidades, vai ampliar seu sinal digital, ainda no primeiro semestre, para outros 10 municípios goianos. Nesta nova fase também está previsto que a TV Brasil Central chegue em alta definição para toda a América do Sul.
Nova TBC é protagonista de novas medidas para a Educação
As equipes da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e da nova Televisão Brasil Central (TBC) se uniram para oferecer conteúdo de reforço aos estudos dos alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Goiás + Enem na TV é parte das novas medidas implantadas pelo governador José Eliton para aprofundar a qualidade da educação pública estadual, que está nas primeiras posições no ranking nacional do Ideb. O programa irá ao ar todo domingo, entre 10h30 e 11h.
O lançamento oficial do programa ocorreu no último dia 25 de abril, em solenidade comandada pelo governador José Eliton, pelo titular da Seduce, Marcos das Neves, e pelo presidente da nova TBC, João Bosco Bittencourt. Na ocasião, o governador José Eliton também anunciou a ampliação do Goiás + Enem: uma maratona gratuita de aulas voltada para alunos da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio. Os programas caminharão juntos. “Estamos preparando os jovens goianos para o desafio gigantesco de fazer o Enem que, por sua vez, possibilita abrir perspectivas para o curso superior”, destacou o governador.
No programa que vai ao ar na TBC, os personagens Frutuoso e Rubirosa estão se preparando para o Enem. Curiosos, tentam tirar todas suas dúvidas com os professores. O periódico vai caminhar junto com o Goiás +Enem. Todo domingo, a edição que vai ao ar será diretamente ligada ao que os alunos estudarão durante a semana. O programa abordará quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
O Goiás +Enem na TV será exibido de maio a outubro. Em julho terá edições especiais para estimular os estudos durante o período de férias. Além de ser uma ferramenta extra e gratuita para os alunos da rede pública de ensino, a parceria entre a Seduce e a TBC vai beneficiar os goianos em geral, uma vez que qualquer pessoa que tenha TV em casa pode assistir aos programas e atualizar seus estudos. O conteúdo é sequencial e de fácil compreensão.
“A ABC está passando por mudanças estruturais e conceituais. Além de um jornalismo mais interativo, estamos focando em projetos que ofereçam mais conhecimento ao espectador, e o Goiás +Enem na TV é um exemplo disso”, destacou o presidente da ABC, João Bosco Bittencourt. Criado em 2015, o Goiás + Enem é uma maratona gratuita de aulas que prepara os concluintes do Ensino Médio para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares.
De Kajuru a Marconi: jornalismo da nova TBC não tem cabresto
Na revolução editorial promovida por João Bosco nas novas TBC e RBC há uma cláusula pétrea: não há assunto que não possa ser abordado e não há quem não possa ser entrevistado, do factual ao respeitado Roda de Entrevista. Pelo principal jornalístico da nova TBC já passaram Iris Rezende, Daniel Vilela, Maguito Vilela, José Nelto, Marconi Perillo, José Eliton, Alexandre Baldy e, nesta terça-feira, a cadeira de honra do Roda será ocupada por Jorge Kajuru.
Exatos três meses depois de começar a ser implantada pelo presidente da Agência Brasil Central (ABC), a nova linha editorial dos veículos de comunicação do Governo de Goiás já se tornou referência no Estado e fora dele. As novas TBC e RBC, que receberam investimentos de R$ 27 milhões para modernização e digitalização pelo governador Marconi Perillo, estão movimentando o mercado jornalístico, dando visibilidade aos ótimos profissionais de seus quadros e mostrando que o conteúdo produzido nem de longe precisa ser “chapa branca”.
É isso que atesta a decisão da nova TBC, respaldada pelo ex-governador Marconi Perillo e pelo governador, José Eliton, de fazer a cobertura das prefeituras administradas por partidos de oposição e de levar para o Roda de Entrevista, seu principal jornalístico, políticos como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela, o deputado estadual José Nelto (todos do MDB) e o vereador Jorge Kajuru (PRP).
Nova TBC inaugura a era do telejornalismo em tempo real em Goiás
Repaginada desde o começo do ano, a nova TV Brasil Central (TBC) inaugurou uma nova era no telejornalismo de Goiás: a era do tempo real. Com boletins ao vivo no decorrer da programação, a TBC está subvertendo a tradição de só se veicular notícias na TV nos telejornais do almoço e da noite, que existe no Estado há décadas.
No feriado prolongado no Dia do Trabalho (1º de maio), a emissora acompanhou com flashes ao vivo o velório de um dos mais importantes escritores da história de Goiás: José MendonçaTeles, falecidoaos82anos. A repórter Rafaella Bernardes passou odianoCemitérioJardimdasPalmeiras ouvindo personalidades e discutindo com elas o legado do autor de obras como Vida e Obra de Silva e Souza, A Imprensa Matutina e Dicionário do Escritor Goiano”.
A TBC foi também a única emissora de TV goiana a transmitir a íntegra dos depoimentos do prefeito Iris Rezende (MDB) e do ex-governador Marconi Perillo à Comissão de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal que investiga irregularidades na Saúde de Goiânia e também a posse do governador José Eliton (PSDB), para citar três exemplos.
Mundo em Sua Casa inova com correspondentes do interior
A regra é válida também para o Mundo em Sua Casa, principal programa da RBC. A revolução na linha editorial das novas TBC e RBC é resultado da compreensão do presidente da ABC de que também os veículos públicos devem estar sintonizados com o mercado editorial das emissoras comandadas por grupos privados. O programa é feito em parceria com rádios do interior.
“A popularização da internet e dos smartphones muda completamente a forma como as pessoas recebem e interagem com a notícia. Essa mudança exige de todos os veículos de comunicação alterações muito profundas no relacionamento com a audiência”, diz o presidente das novas TBC e RBC.
“A audiência não se contenta mais em receber as informações. Ela quer pautar as matérias, quer interferir na condução do conteúdo e se não for atendida em uma emissora ela vai procurar outra”, diz João Bosco Bittencourt. Por isso, explica, a interatividade é o centro da nova linha editorial das emissoras. O objetivo é ouvir a opinião dos ouvintes e dos telespectadores, compreender a demanda deles por conteúdo e incluí-los na tomada de decisões.
Promover a interatividade, no entanto, não é tarefa simples e não se resume a abrir os canais de diálogo com a audiência, diz o presidente das novas TBC e RBC. É preciso fazer com que os espectadores se sintam de fato parte da programação, criar uma dinâmica de intimidade com eles. Daí os videoselfies, em que os repórteres “conversam” com os ouvintes e telespectadores, estimulando a participação, diariamente. O modelo deu tão certo que até outras emissoras copiaram o formato.
PRIORIDADE PARA O VIVO
Outra inovação de destaque da nova programação é a expansão radical da programação local e ao vivo. Apesar de afiliada da TV Cultura, a ABC tem maior liberdade para ampliar o jornalismo e os programas de entretenimento – ao contrário de afiliadas das televisões chamadas comerciais. Por determinação de João Bosco, as novidades mais importantes merecem sempre ser ao vivo, não apenas as ações do governo estadual, mas também da Prefeitura de Goiânia e do governo federal, por exemplo.
A programação local, por exemplo, não se resume à cobertura da capital e do seu entorno. A meta das novas TBC e RBC é ampliar sua rede de correspondentes, colocando no ar os principais âncoras e jornalistas de rádios e televisões espalhadas pelo interior. Neste sábado, 31, a ABC e a TV Sucesso de Rio Verde, por exemplo, assinaram um termo de cooperação que permite que as emissoras repliquem seus conteúdos a qualquer tempo, conforme o interesse jornalístico.
“Com a internet, não há mais um modelo estático de jornalismo. Não há mais o jornalismo feito para a televisão. É preciso pensar o conteúdo de forma integrada, estar presente em todas as plataformas”, diz João Bosco. Por isso fazemos questão da parceria com outras emissoras, de abrir espaço para que outros veículos contem para nossos espectadores o que eles estão fazendo. Isso é, sem dúvida alguma, benéfico para todos”, afirma.
AS MUDANÇAS EDITORIAIS NAS NOVAS TBC E RBC
INTERATIVIDADE
Os espectadores opinam e participam da produção do conteúdo jornalístico
INTEGRAÇÃO
Televisão, rádio, impresso e internet são um único meio e plataforma e as notícias circulam por todos eles
JORNALISMO AO VIVO
Prioridade para o tempo real, na hora em que a notícia acontece
CONTEÚDO LOCAL
A notícia local é a mais importante, por isso a meta é ampliar cada vez mais o time de correspondentes
APARTIDARISMO
O Governo de Goiás não é a única fonte de informação, nem os partidos e líderes da base aliada são os únicos políticos com voz. A oposição e suas áreas administrativas têm vez, e com equilíbrio.