Os curta-metragens goianos Dôniara e A Viagem de Ícaro serão lançados nesta quinta-feira (28) no Cine Cultura, que fica na Praça Cívica, em Goiânia. Com estilos e narrativas diferentes, os filmes se aproximam na temática, pois tratam do meio ambiente e a relação do ser humano com a natureza. Dôniara conta a história da personagem homônima que, após enfrentar crises de racionamento, está preocupada com o fim da água no mundo. A Viagem de Ícaro, por sua vez, mostra a realidade de Bazuca, um catador de materiais recicláveis que tinha o sonho de voar. A entrada é franca e a sessão tem início às 19h.
A exibição de hoje será a estreia de Dôniara, trabalho conjunto desenvolvido pelas produtoras Astronauta Pirata e Pira Filmes, com direção de Kaco Olímpio. A personagem é interpretada pela arte educadora Doroty Marques, que desenvolve um trabalho de educação ambiental e artística muito relevante para a população da Chapada dos Veadeiros. Além disso, o filme conta com participação da Turma que Faz, grupo de jovens artistas da região, criado e liderado por Doroty.
O cerne de Dôniara é a relação da personagem com a água, por isso, o filme foi gravado parte nas cachoeiras da Chapada, parte em Goiânia. A ficção ainda traz um ar de fantasia, com a marcante caracterização dos chamados Elementais. O trabalho minucioso de pesquisa levou à utilização de objetos e texturas presentes nos ambientes de filmagem, que remetem ao cerrado, à seca e ao movimento da água. Mas, ao mesmo tempo, traz uma atmosfera de mistério, com cores terrosas e uma estética que pode despertar o medo dos Elementais.
A Viagem de Ícaro teve sua primeira exibição no 20º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2018), que ocorreu na cidade de Goiás em junho deste ano. E o sucesso já foi certeiro no primeiro festival do filme, se destacando como um dos grandes premiados. Na Mostra Competitiva recebeu o prêmio de 2º Melhor Filme Goiano. O filme também fez parte e foi premiado na 16ª Mostra ABD Cine Goiás, organizada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD Goiás), que ocorre durante o Fica: prêmio de melhor ator para Washigton da Conceição, o Bazuka; e Melhor Montagem para Luciano Evangelista.
O documentário é uma produção da Astronauta Pirata e tem direção de Kaco Olimpio e Larissa Fernandes. Bazuka é real, ele é um morador de Rio Claro, no interior de São Paulo. Além disso, é um aficionado por aviação e, por isso, já é conhecido pelos frequentadores e trabalhadores dos aeroclubes da região. Para concretizar o seu sonho de voar, ele constrói suas próprias asas utilizando os materiais recicláveis com os quais já trabalha.
O Cine Cultura é um cinema que fica no centro de Goiânia, dentro da Praça Cívica, no Centro Cultural Marieta Telles. A sala existe desde 1989 e traz uma programação que foge das produções estritamente comerciais e dos blockbusters . É uma alternativa viável e prazerosa com filmes que geralmente não estão nas grandes e barulhentas salas de cinema dos shopping centers. A exibição dos curta-metragens no dia 28 será gratuita, mas o cinema traz preços acessíveis, com entradas a R$ 4 a meia e R$ 8 a inteira.
SERVIÇO
Lançamentos dos filmes goianos Dôniara e A Viagem de Ícaro
Data: Quinta-feira, 28/06
Horário: 19h
Local: Cine Cultura, na Praça Cívica, em Goiânia