Em 2018, a Orquestra Filarmônica de Goiás realiza sua V Turnê Nacional. No dia 4 de julho, em Goiânia, no Teatro Rio Vermelho (Centro de Convenções de Goiás), às 20h30, acontece o concerto de abertura, com entrada gratuita.
O violinista brasileiro Luiz Filip é o convidado de honra da Filarmônica. Ele acompanhará a orquestra na apresentação em Goiânia e na turnê para interpretar o Concerto para violino nº 2 de Prokofiev. Luiz Filip é primeiro violinista na Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das mais prestigiosas do mundo. Apesar de jovem, acumula vasta experiência. Começou a tocar violino aos quatro anos e mora na Alemanha desde 2001, apresentando-se regularmente em Berlim, Roma, Tóquio, Telaviv e Paris. É a segunda vez que o concorrido instrumentista se apresenta com a orquestra goiana.
A Sinfonia nº 1 de Walton também integra o repertório. Os concertos serão regidos pelo diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Goiás, Neil Thomson, que vem alcançando reconhecimento internacional devido à sua versatilidade. Além de reger com excelência os clássicos repertórios sinfônicos, Neil executa também um vasto repertório contemporâneo, sendo o criador da série “Música Impopular” em Goiás. Está à frente da Filarmônica desde 2014, sendo responsável pela profissionalização do corpo sinfônico e por sua inserção no cenário nacional de música de concerto.
Depois do concerto em Goiânia, a Orquestra se apresenta em Campos do Jordão, no dia 6 de julho, no consagrado Auditório Cláudio Santoro e no dia 7 de julho, na Sala São Paulo, em São Paulo, um dos palcos mais tradicionais do Brasil. As duas apresentações integram o 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão.