A relação sentimental transforma um objeto. Caso a “coisa” nos lembre de alguém que a gente ama, este transmuta-se numa recordação. E não só o amor pode conectar uma pessoa com um objeto de uma maneira tão profunda como esta. Pode representar a ausência, a saudade, uma coisa que deveria ser dita e não foi dita ou até mesmo buscar a síntese da influência de alguém na vida. O intuito de um presente é basicamente este: criar um laço possível quando não existe a presença física. Porém, como foi dito, o significado do presente também muda a revelia das emoções que ele traz. Uma estudo realizado pelo site de vendas OLX, com 540 internautas, avaliou que 30% dos entrevistados estão dispostos a vender presentes de ex-namorados para comprar algo para o atual.
Realizada entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a pesquisa pode servir como demonstrativo de que o apego por um objeto pode acabar, assim como uma relação amorosa. Outra mudança no hábito de dar presentes, especialmente nos Dias dos Namorados, pode ser percebida com este levantamento. A maioria dos entrevistados (59,6%) de pessoas consideram dar presentes usados ao namorado, e 36,2% destes, preferente pagar entre R$ 50,00 e R$ 99,00 em um presente.
“Muitos casais aguardam ansiosamente o Dia dos Namorados, já que a comemoração da data é tradição no Brasil. Pode ser uma experiência mais impactante e positiva ganhar um celular de última geração, mesmo que usado, em vez de um modelo novo sem tantas funcionalidades. Há itens seminovos e usados em ótimo estado à disposição e o melhor é que é possível adquiri-los em condições bem mais acessíveis, com custo até 70% mais baixo do que nas lojas”, explica Marcos Leite, vice-presidente executivo da OLX Brasil, responsável pela pesquisa.
AMOR CAPITAL
O Dia dos Namorados, desde o surgimento, teve relação muito maior com a economia do que com o relacionamento amoroso entre duas pessoas. Criado por João Doria, pai do atual ex-prefeito da cidade de São Paulo, João Doria Júnior, a campanha previa aumentar o fluxo econômico do mês de junho. Inclusive, foi utilizado um slogan da seguinte forma: “não é só com beijos que se prova o amor”.
Atualmente, apesar do forte consumismo durante datas comemorativas, existe uma conscientização maior na hora de comprar algo para presentear. Marcas independentes, produtores artesanais e usados, são opções válidas, ainda mais durante este período, quando grandes marcas inflam os preços a fim de conseguir mais lucro com as vendas durante a data.
O importante é demonstrar com o presente tudo aquilo que é provocado por dentro. Nenhum destes sentimentos é relacionado com poder aquisitivo ou valores financeiros, portanto é indicável gastar o necessário com algo realmente importante. Muitos casais da modernidade optam por produzir seus próprios presentes. Uma maneira singela de demonstrar a importância do relacionamento, sem influências extra-sentimentais.