Tendência em todo o Brasil, a mudança de universidades para dentro dos espaços de shopping centers também tem sido intensificada em Goiás em 2018. Por um lado, osshoppingscomplementam sua vocação multiuso, explorando, além do comércio, uma gama de serviços cada vez maior. Por outro, os centros de ensino focam em maior conforto e segurança a alunos e professores.
Somente na grande Goiânia, três centros de compras passaram ou passarão a ter universidades neste ano. Em janeiro, a Faculdade Araguaia passou a funcionar no Passeio das Águas Shopping. Em agosto, a Universidade Estácio inicia suas aulas no Estação da Moda (antigo Estação Goiânia) e, ainda neste semestre, a Unopar também deve abrir as portas no Aparecida Shopping, na região metropolitana.
Segundo um levantamento da Unesco (organização da ONU para educação, ciência e cultura), o mercado educacional no Brasil é o quinto maior do mundo – atrás apenas de da China, Estados Unidos, Índia e Rússia. Ao todo são mais de 8 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação no País, sendo que, deste total, 75% estuda em instituições privadas, de acordo com dados de 2016 do Ministério da Educação (MEC). Um contingente que busca nas instituições de ensino, além da qualidade, localização próxima de casa ou do trabalho, além de segurança.
ESTRUTURA
No próximo dia 6 de agosto, a Faculdade Estácio dá início ao segundo semestre já em novo espaço, no Estação da Moda. Uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados, a Estácio reunirá todas as unidades da capital no novo campus. Com uma estrutura de 11 mil metros quadrados, serão oferecidos cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presenciais, flex e à distância – um investimento na ordem de R$ 15 milhões.
Em uma localização privilegiada, ao lado do terminal rodoviário de Goiânia, em frente a uma futura estação do BRT, e central, o complexo deve reunir até 6 mil estudantes. Além de encontrar uma estrutura de qualidade para os estudos, terão à disposição os serviços comerciais de cerca de 400 lojas, casa lotérica, casa de câmbio e até empresa de vistoria veicular, que será inaugurada em breve.
“A chegada da Estácio só tem a somar com o Estação da Moda. Aqui, os alunos universitários encontrarão um ambiente em que poderão conciliar estudos e usufruir da comodidade, segurança e das diversas opções de lojas de roupas, calçados e acessórios; além de uma completa praça de alimentação. A relação é positiva tanto para a faculdade quanto para os lojistas”, explica a superintendente do Estação da Moda, Tatiane Gomes.
Diretor da Estácio em Goiás, Adriano Fonseca ressalta que a mudança também reflete a confiança da instituição no potencial de Goiânia. “Estamos satisfeitos em poder oferecer aos nossos estudantes um ambiente acadêmico moderno e amplo, em que nossos professores possam aplicar o modelo acadêmico de excelência para toda comunidade acadêmica”, afirma.