Seu Zuis já figurou as páginas do Diário da Manhã, por ser um senhor que não se cansa de buscar conhecimento. Jesus Alves Lourenço, que completa agora seus 70 anos, já fez 60 livros de compilações. O trabalho de Seu Zuis consiste em extensas pesquisas que ele reúne em livros feitos praticamente à mão. Cada edição é única e constroe uma bela biblioteca em sua casa, no bairro Novo Horizonte.
Só em 2018 ele organizou os seguintes títulos: Lista dos profetas e patriarcas, Lista das capitais brasileiras por população, Lista dos médicos mais famosos do mundo, Lista das 50 mulheres mais sexy do mundo e Lista dos 50 homens mais sexy do mundo. Seu Zuis afirma que não incluiu seu nome na lista de 50 homens mais sexy pois os resultados são segundo pesquisas.
Jesus Alves é dono de uma mente ativa e curiosa. Cansado do marasmo da aposentadoria, tem se dedicado desde 2008 ao projeto de construir os livros, que não permite que sua cabeça envelheça e que seus dias corram em vão. “Acontece que a gente aposentou. Pra não entrar em uma depressão, tinha que fazer alguma coisa”.
Seu Jesus escolheu então compilar textos, organizar e confeccionar livros em um processo quase manual de trabalho. Ele pretende ir bem mais longe do que os já 60 livros construídos, seu objetivo é completar 1.000 trabalhos. “A previsão é não parar enquanto não interar mil livros”, ele determina.
DE PARAÚNA PARA UM MUNDO DE SABER
“Pra quem não me conhece, meu nome é Jesus Alves Lourenço. No aconchego da família sou chamado pela minha esposa de “bem”, pelos meus filhos de “pai” e pelos meus parentes e amigos chegados de Zuis”. Jesus Alves conta que a família deu total apoio, desde outubro de 2008, quando resolveu começar os livros de compilações.
“O cidadão que sou eu não soube ganhar dinheiro pra sobrar, e sim pra sobreviver. Sem direito de reclamar, e sim agradecer a Deus. Sabe por quê? Me considero um cara de sorte”, relata Seu Jesus. Sua satisfação com a vida, que considera completa, vem de seu casamento de 45 anos e dos filhos e netos frutos dessa duradoura união.
Este é seu Jesus, vindo do interior goiano, cidade de Paraúna, naquele clássico êxodo pra capital em busca de oportunidade de estudo e emprego. Com quase 20 anos de aposentadoria, ele diz: “Estou com tempo, já compilei vários livros. Minha preocupação é me atualizar e aprender de tudo um pouco”.
MUITA PESQUISA E MUITA TINTA
Seu Jesus se declara um internauta engajado: “Fico em torno de 10 horas por dia na frente do computador”. Dessas longas jornadas de pesquisa seu Jesus produziu 60 livros de compilações e referências, dos quais 10 ainda estão em processo de encadernação. Sob a influência de um ano de Copa ele fez o Livro de todas as Copas do Mundo, bem como biografias de todos os 100 melhores atletas do século e os 100 melhores da atualidade.
Os primeiros foram a reunião de histórias e curiosidades bíblicas. Na sequência um livro que reunia impressionantes mil receitas. Depois vieram a compilação de mil piadas, três volumes de Top 10, de curiosidades, e um que reunia quatro mil frases de pensadores de todo o mundo. As pesquisas que mais orgulha de ter feito foram para os livros Vida de Jesus Cristo e A Maravilha do Nosso Corpo.
Os cuidados são muitos nas produções de Seu Jesus: a escolha das capas, a construção dos índices, a organização das informações, as cores escolhidas para a impressão. E ele garante que realmente não lhe rende dinheiro fazer os livros, faz mesmo por hobbie e paixão pelo conhecimento. “Cada livro gasto de material uma resma de papel e quatro cartuchos de tinta, e depois só mando encadernar”, conta Jesus.
Sobre suas primeiras pesquisas, ele conta: “Foram quatro anos de pesquisa na Bíblia. Neste modesto livro estão transcritas as mais belas histórias sagradas, retiradas do Antigo e do Novo Testamento. Os apaixonados pela palavra de Deus podem desfrutar das maravilhas que vários profetas inspirados no Espírito Santo deixaram para ser transformados na biblioteca de Deus, que é a Bíblia”.
Como Seu Jesus não conseguiu escolher poucos ensinamentos que considerava importantes, fez então Como encontrar ajuda de Deus através da Bíblia em duas edições. O livro é organizado em perguntas elaboradas sobre toda sorte de sentimento e ação humana e suas respectivas respostas, encontradas nas páginas do livro sagrado cristão e a referência.
Mil receitas saborosas foi um trabalho de sair reunindo conhecimento culinário de tudo quanto é canto. Receitas da família, de amigos e amigas, de folhetos e inúmeros livros. Na descrição desta compilação seu Jesus cita as palavras de Hipócrates, considerado o pai da medicina: “Que o seu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento”.