A cidade italiana de Veneza, construída em um conjunto de 118 pequenas ilhas no século V, é considerada uma das mais bonitas e românticas do planeta, além de ser patrimônio mundial da Unesco desde 1987. O que poucos sabem é que a apresentação curiosa da cidade de Veneza, tendo suas quadras separadas por canais de água, não é tão incomum quanto se imagina. Para que o leitor tenha uma ideia, encontramos uma lista com mais de 40 cidades que possuem o apelido de “Veneza oriental”, justamente por suas características visuais excêntricas. Na matéria de hoje vamos conhecer a cidade de Zhouzhuang, famosa por suas casas ancestrais preservadas, e pelas elegantes paisagens formadas pela água.
A cidade foi tema de uma matéria de Ivana Andonovska para o site The Vintage News. A autora conta que Zhouzhuang foi fundada há mais de 900 anos, mas que antes disso já era uma espécie de centro urbano consolidado há mais de um milênio. “Era conhecida como Zhefang Lane em tempos antigos, e foi parte do Reino de Wu. No chamado Período das Primaveras e Outonos (771–476 a.C.), era conhecida como Yaosheng. O nome foi mudado para Zhouzhuang durante a Dinastia Qing (1636–1912), a última antes da República da China”, conta. De acordo com a Administração Nacional de Turismo da China, a cidade pertence ao mais alto escalão das atrações turísticas do país, sendo classificada na categoria AAAAA, a mais prestigiosa.
ASCENSÃO
A localização estratégica da cidade, na província de Jangsu, que fica na costa leste da China, possibilitou um período de grande prosperidade para Zhouzhuang. “Foi um importante centro de distribuição de seda, cerâmica, artes, artesanato e comida, principalmente por ser usada como centro comercial pelo empresário Wansan Shen, considerado o homem mais rico da Dinastia Yuan (1271–1368)”, explica a autora. Shen começou a vida como fazendeiro, e passou a ser um grande exemplo de capitalismo na China ancestral. Em sua biografia, escrita por Ma Pan e publicada em 2013, é considerado uma lenda por ter atingido tal status apenas seguindo métodos de comportamento e pensamento.
Outras características fazem de Veneza e Zhouzhuang cidades semelhantes, de acordo com Ivana Andonovska. “Zhouzhuang não lembra Veneza apenas por sua fundação sobre a água, mas também por ser uma forte atração turística, cheia de pessoas”. A atmosfera envelhecida, que remete a várias eras, também é um valor comum às duas cidades. “O centro da cidade, com mais de 900 anos, ainda se assemelha em vários aspectos ao que era na era ancestral. Rodeado e dividido por lagos e rios, possui 14 pontes de pedra construídas nos leitos”, informa a autora. Outro elemento cultural importante de Zhouzhuang é a presença do budismo. Sua fundação oficial, em 1086, deu-se pela doação feita pelo devoto Zhou Digong, um grande devoto do budismo, ao Templo Quanfu.
ATRAÇÕES
Entre os espaços turísticos mais visitados da cidade podemos destacar a Ponte Fuan, a Ponte Dupla e a Casa de Shen. “O primeiro deles foi construído em 1355, e hoje é a única estrutura desse modelo que se encontra intacta. A segunda, Ponte Dupla, conecta duas pontes formando uma só”, descreve a autora. “A Casa de Shen, por sua vez, fica ao sudoeste da Ponte Fuan, e foi construída em 1742 como propriedade privada dos descendentes de Wansan Shen, o já mencionado milionário do sul do Rio Yangtze”. A construção possui mais de 100 quartos, divididos em três sessões, conectadas por corredores e galerias. A primeira sessão é chamada de Portão D’água, e era onde a família Shen lavava roupas e amarrava seus barcos.
A Casa de Shen funciona hoje como uma espécie de museu. Na terceira e última sessão do edifício ficam expostas várias relíquias culturais, bem como a estátua de Wansan Shen. “Todas as casas em Zhouzhuang são construídas sobre o rio, e conectadas por pontes e ruas. Cada família na cidade aquática possui sua própria passarela”, conclui a autora. O acesso à cidade é bastante acessível. Por cerca de 100 yuan (algo em torno de 30 reais) uma pessoa pode permanecer um dia todo no centro histórico, com acesso a todas as atrações turísticas. A culinária local também é outra opção bastante aceita por turistas de várias partes do planeta. A iguaria mais famosa se chama Bolinha de Arroz Sanwei, um prato feito por todas as famílias da cidade.