Ao longo do tempo o violão se constituiu como instrumento grandioso para concertos. Saiu da boemia para as salas de música clássica através dos esforços de Francisco Tarrega e Andres Segovia. Mas jamais deixou de ter seu corpo fincado na vida popular e brejeira, ora acompanhando os lamentos ora os festejos do povo.
A partir deste encontro erudito e popular, e sobretudo de improvisos, é que o Auditório do Lílian Centro de Música apresenta nesta terça-feira, 31, às 20h, o concerto “Céu da Alma Música Instrumental”, com Danilo Verano Trio.
Danilo é considerado um dos melhores violonistas brasileiros da sua geração. Tem grande timbre e qualidade musical, principalmente em suas composições próprias. O trio é da mesma categoria, com intérpretes do primeiro time da música instrumental nacional. Hulck Pontes (piano e baixo) e Muryllo Pacheco (bateria) são as feras que quem acompanha os palcos da capital conhece bem.
DIFERENÇAS
A diferença de Verano para vários outros músicos brasileiros é que ele tem inúmeras partituras para mostrar. Ou seja, sua verve musical não fica no campo das ideias ou na leitura das partituras dos outros. Ele as escreve e as apresenta em recitais como o que será realizado hoje no Auditório Lílian Centro de Música. E quando toca dos outros, ele mesmo escreve seus arranjos.
Ao DM, Verano explica que preza bastante a espontaneidade da improvisação – algo que pouco ou nada se vê na música erudita para o instrumento que utiliza.
Neste sentido, ele se aproxima,de grandes músicos nacionais, como Paulinho Nogueira, Toquinho e Baden Powell, que uniram a forma rígida e acadêmica ao estilo livre de interagir com a cultura mais ampla.
Danilo caminha pela musicalidade brasileira dos grandes astros da MPB, caso de Tom Jobim e Chico, além de “tangueiros” como Ernesto Nazareth, mas nos últimos tempos tem percorrido outros países, como a Argentina, de Astor Piazzolla, e até mesmo o blues americano.
Danilo é referência do violão no Centro-Oeste. Licenciado em Música pela UFG, participou de diversos festivais, workshops e gravações. É um músico que merece ouvidos desintoxicados. Por sua vez, é som que serve para limpar e introduzir aqueles que buscam na música um sentido para a vida. Quem for hoje no Lílian Centro de Música verá!
SERVIÇO
Concerto “Céu da Alma Música Instrumental”
Com Danilo Verano Trio
Quando: nesta terça-feira, 31, às 20h
Local: Auditório Lílian Centro de Música (Rua 88 nº 246, Setor Sul)
Informações: 3921-1005