Como disse Fernando Pessoa: “Boa é a vida, mas melhor é o vinho”. Quem somos nós pra discordar de um poeta dessa magnitude? Mas com todo respeito ao Pessoa, em ajuste à realidade brasileira e ao calor tropical, cabe uma adaptação desta frase: Razoável é a vida, mas bão mesmo é cerveja.
Dados mostram que cada brasileiro consome aproximadamente 35 vezes mais cerveja que vinho anualmente, em média 60,4 litros. Mas não é por preconceito que o brasileiro vai deixar de beber um vinho, até porque uns três dias do ano faz frio até aqui em Goiás, e nestas datas dá pra trocar a sagrada cerveja gelada.
De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o Brasil está em 14º no ranking mundial da produção de vinho, com 340 milhões de litros produzidos em 2017. Mesmo estando longe do primeiro lugar, como a Itália, principal produtora, com 4,25 bilhões de litros (2017), é um mercado considerável.
CONSUMO ANUAL
Uma plataforma digital compilou o consumo per capita de vinho em 29 países. No ranking de consumo anual da bebida, o Brasil está em 17º, com 330 milhões de litros consumidos pela população, o que seria aproximadamente 1,7 litro per capita ao ano, ou mais ou menos duas garrafas. Os países campeões de consumo são: EUA (3,26 bilhões de litros por ano), França (2,7 bilhões) e Itália (2,26 bilhões).
Relacionando o consumo em litros per capita das 29 nações do estudo, e considerando que cada garrafa de vinho possui em média 750 ml, os portugueses lideram na quantidade de garrafas consumidas anualmente: ao menos 58 por pessoa. Em seguida vêm os franceses, com 54 garrafas; italianos, 50, e os suíços, com 44 unidades consumidas, em média.
VINHO NA INTERNET
Se os brasileiros não estão entre os maiores consumidores de vinho, estão entre os três maiores compradores de vinho online. No Brasil, por volta de 1,7 milhão de usuários comprou vinho na internet ano passado, o que representou um aumento de 40% em relação a 2016. O Brasil está em 3º lugar no número de consumidores online da bebida, atrás apenas da China e Reino Unido, o que aponta um crescente mercado digital.
Uma pesquisa divulgada por e-commerces nacionais de vinho, realizada com aproximadamente 3 mil pessoas, aponta que o vinho tinto é preferência de ao menos 77% dos entrevistados. A pesquisa também aponta o preço médio de uma garrafa de vinho tinto, de qualidade razoável, em 29 países. De acordo com as coletas é possível obter uma garrafa por aproximadamente R$ 30. O suíços são os que mais gastam anualmente com vinho, em torno de R$ 2 mil.