Dando continuidade ao I Festival Internacional de Ópera de Goiânia, produzido pela Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás, o Teatro Goiânia recebe o regente Tiago Roscani para comandar a Camerata Jean Douliez, a partir das 20h. A entrada custa apenas R$ 5,00. É uma excelente oportunidade para conhecer um pouco da importância do músico belga Jean Douliez para a cultura de Goiânia.
JEAN DOULIEZ
Foi um músico belga que veio pela primeira vez ao Brasil em 1924, e depois voltou na década de 1950 a serviço do governo belga. Participou da criação do Conservatório Goiano de Música em 1955 e, depois, da Criação da Universidade Federal de Goiás, tendo lecionado no Conservatório de Música da UFG.
Ao voltar para a Bélgica, em 1970, doou à UFG grande parte de seu acervo pessoal, incluindo documentos da época da criação da UFG, partituras de músicas diversas, manuscritos, composições de sua autoria, como peças corais, sinfônicas, modinhas, e peças de ocasião, como, por exemplo, o Hino à UFG.
O acervo trata-se de um conjunto de documentos desde a época da criação da UFG. Partituras de músicas diversas como, por exemplo, óperas de vários compositores italianos, manuscritos musicais, arranjos e composições de sua autoria: peças corais, peças sinfônicas, modinhas e peças de ocasião.
I FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓPERA DE GOIÂNIA
Camerata Jean Douliez
Onde: Teatro Goiânia (Avenida Tocantins, Centro)
Quando: Hoje, dia 7 de agosto
Horário: 20h
Preço: R$ 5,00