O cérebro humano é o órgão mais desenvolvido do encéfalo, sendo constituído de 90% da massa encefálica dentro do crânio. São mais de 80 bilhões de neurônios envolvidos em comunicações elétricas e químicas que respondem pelas nossas sensações (áreas sensoriais), por movimentos do corpo, pelas interpretações das sensações que temos e pela elaboração e planejamento das nossas ações.
Quando um certo acontecimento, por exemplo, ativa uma lembrança, as sensações relativas à ocorrência ativam áreas associativas do cérebro. Essas são confrontadas com memórias de experiências passadas e determinam a criação de um significado. Devido ao seu enorme poder de associações e de criações de significados, o cérebro é considerado o centro da inteligência e do aprendizado. Todas essas atividades cerebrais demandam algo em torno de 20% de todo o sangue bombeado pelo coração e de todo o gás oxigênio inalado, embora o cérebro corresponda a apenas 2% de toda a massa do corpo.
O QUE É BOM PARA O CÉREBRO?
Sendo um órgão dotado de mais de 80 bilhões de células que devem ser adequadamente nutridas, cabe a pergunta: “Que alimentos são mais benéficos para o cérebro?” As frutas, pois são ricas em açúcares que são alimentos energéticos e em vitaminas e sais minerais que são alimentos reguladores. As castanhas, como nozes, amêndoas e a castanha-do-pará, que ampliam o aproveitamento dos demais nutrientes pelo cérebro. Os alimentos ricos em Ômega 3, um tipo de “gordura” que favorece a síntese de substâncias protetoras do cérebro e a colina presente no ovo também são muito bem vindos ao órgão.
Inclua na dieta para o cérebro salmão,sardinha,abacate,ovos,chocolate amargo,amendoim,nozes,brócolis,beterraba,erva-mate,frutas e cereais integrais.
HÁBITOS FAVORÁVEIS AO BOM FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO
* Dieta balanceada
* Estar sempre aprendendo coisas novas
* Fazer cálculos sem o uso de calculadora
* Prática de meditação diária, pois gera economia de energia, aumenta o foco e melhora a memória
* Exercícios físicos, como caminhar, pois melhoram a oxigenação cerebral e consequentemente a disposição
* Escrever com a mão esquerda (para destros) e vice-versa (para canhotos)
- O QUE PREJUDICA
* Ansiedade
* Estresse
* Má alimentação
* Hábitos repetitivos
* Poucas horas de sono
* Consumo excessivo de açúcar