O dia 20 de setembro foi um dia icônico no Shopping Flamboyant, pois a revista Vogue Brasil, sob a tutela da Edições Globo Condé Nast desde 2011, fez a 5ª edição da versão brasileira do Fashion’s Night Out em Goiânia.
A princípio começam palestras sobre o universo editorial da revista, como beleza, moda, digital influencers e cultura, finalizando com desfiles e uma festa.
O DM esteve presente na parte da tarde, iniciando o talk de Vanessa Rozan, maquiadora, e Vivian Sotocórno, diretora de moda da revista. Neste, Vanessa comentou sobre a diferença entre pele bem cuidada e pele ultra maquiada, dizendo que é melhor você usar os produtos adequados para sua pele e ter a técnica perfeita para parecer estar sem maquiagem do que estar carregado de maquiagem e, também, sobre que há um mito a ser desmistificado: toda maquiagem tem uma sequência a se fazer, já que cada rosto é diferente e isto é quase impossível de funcionar com todos.
Após este debate, Donata Meirelles, diretora de estilo da Vogue; Rodrigo Polack, stylist de famosos, como Ludmilla e Hugo Gloss, juntos de Vivian, apresentaram as tendências de moda internacionais para se utilizar, focando em maxi bolsas moles, cores neon, oversized e delineador colorido.
Camila Coutinho, blogueira do site Garotas Estúpidas, esteve presente para uma sessão de autógrafos na Louis Vuitton e para comentar sobre seu novo livro – Estúpida, eu? – junto com Daniela Falcão, diretor-geral da EGCN, revelando os detalhes de como é uma semana de moda internacional e sobre como as pessoas as romantizam, achando que são perfeitas como em filmes.
Durante as palestras, dentro das lojas havia ações de marcas em parceria com a magazine, em que o próprio time de jornalistas escolhia as peças que eles indicavam ser must have do momento. Na Tommy Hilfiger, que anteriormente havia fechado a loja na cidade por nove meses, teve como vestido listrado, camisa xadrez, casaco cáqui, blusa em verde militar e shorts com os tons da marca em quadrado (quase igual um Mondrian) na seleção da Vogue, em uma estética navy e preppy (algo como mauricinho mais americano com britânico).
DESFILE DA ARMANI
Após as conversas, iniciam-se os desfiles. A Empório Armani foi quem abriu as apresentações de outfit da noite, pelas 18 horas, em um espaço reservado de frente da loja apenas para convidados da marca e da Vogue Brasil, servindo champagne e suco para os convidados antes do início. Nas cadeiras de acrílico transparente, lembrancinhas com uma amostra de perfume da marca – o Sí –, que também foi sorteado entre os clientes e presentes no desfile.
A coleção apresentada seria de outono/inverno em sincronia ao mercado europeu, porém, de acordo com Rose Vieira, gerente da loja, no Brasil não existe a possibilidade de trabalhar com um inverno pesado. Para cá são enviadas as peças onde é possível se utilizar no clima tropical. Sobre as referências criativas, Rose comenta: “A cabeça do senhor (Giorgio) Armani é um mundo, então ele cria do nada, por uma história”.
A paleta de cores nos produtos apresentados foi diversa, mas o color block de preto com rosa-choque e azul estiveram mais presentes. Flores minimalistas, como traços estiveram em camisas, assim como listras coloridas em vestidos.
Minibags também estiveram presentes, sendo tendência no mundo todo, casadas com calça de alfaiataria e botas de cowboy em vinil. As peças mais incríveis da noite foram uma jaqueta de pelúcia em azul-marinho, assim como jaqueta de neoprene preta semiaberta em um conceito fashionista. Na linha masculina, os ternos azuis mesclados com camiseta branca trouxeram um ar descontraído e jovial para a produção, fugindo da ideia que blazer e calça de alfaiataria são impossíveis de se usar fora de compromissos importantes.
Assim que terminou o desfile, a marca serviu um coquetel dentro da loja – com canapés de queijo brie e creme de brócolis, carpaccio e salmão em biscoitos – para receber os clientes enquanto faziam as compras após o runway.