- Frederico Jayme, secretário de Estado de Governo, ao lado de Jales Guedes, chefe de gabinete do MP, e Geraldo Coelho Vaz compõem mesa
- Pesquisador, ele faz hoje minucioso levantamento para escrever a definitiva obra que aborda a história de Goiás. Do passado ao Tempo Presente
- Autor de Família Jayme: Genealogia e História, de 1.148 páginas, que resgata a centenária história do clã, e de Frederico Jayme, em
- 626 páginas
Graduado, com mestrado e doutorado em Agronomia, o historiador, ensaísta e biógrafo Nilson Jaime assumiu, ontem, a cadeira número 6 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. A vaga teria sido de Zoroastro Artiaga, Rui Rodrigues, exilado à época da ditadura civil e militar [1964-1985], no Brasil, pós-deposição de João Belchior Goulart, e de Joaquim de Castro Quinta.
- Palavras como as que compõem Arquipélago Gulag, a poesia de Cora Coralina e o texto visceral de Honestino Guimarães me inspiram, hoje, em tempos sombrios, no Brasil. De intolerância.
Autor de Família Jayme: Genealogia e História, de 1.148 páginas, R$ 250,00, que resgata a centenária história do clã, um dos mais tradicionais do Estado de Goiás e do Centro-Oeste do Brasil, lançou, em 2018, em 626 páginas, a biografia do ex-líder estudantil, membro do MDB nos anos de chumbo, ex-presidente da Assembleia e do Tribunal de Contas Frederico Jayme.
- A minha formação é diversificada, como a de Zoroastro Artiaga, Waldyr de Castro Quinta e de Rui Rodrigues.
HISTÓRIA DE GOIÁS
Pesquisador, ele faz hoje minucioso levantamento para escrever a definitiva obra que aborda a história de Goiás. Do passado ao Tempo Presente. Um trabalho de fôlego, explica. Com múltiplas fontes de pesquisa, de informações, documentos, dados estatísticos, datas, história oral, das mídias, informa ao DMRevista, o caderno de cultura do jornal Diário da Manhã.
- É necessário dialogar. Com múltiplas vozes. Sem silenciá-las.
A mesa da solenidade realizada ontem, no IHGG, das 9h às 11h30, esteve sob a presidência de Geraldo Coelho Vaz. Participaram do ato o secretário de Estado de Governo, Frederico Jayme; o promotor de Justiça e doutor em História, Jales Guedes Coelho Mendonça, chefe de gabinete de Benedito Torres, procurador-geral de Justiça, do Ministério Público do Estado de Goiás.
Mais: Edival Lourenço, prêmio Jabuti, em 2012, presidente da UBE, seção de Goiás, o maior escritor vivo das Terras Goyazes; o jornalista, cronista, ex-vereador, pesquisador Luiz Augusto Paranhos Sampaio; o desembargador Itaney Campos; a ex-secretária municipal de Cultura e hoje na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes [Seduce], Maria Abadia, ícone da cultura.
SOLENIDADE
Fausto Jaime, médico, mestre em Medicina Tropical e doutorando em Bioética, além de gestor público do Conselho Estadual de Saúde, autor de A Senda, ex-secretário municipal de Administração, homem egresso da luta armada contra a ditadura civil e militar, integrante da ALN – Ação Libertadora Nacional, de Carlos Marighella, compareceu ao evento no Instituto Histórico.
Gestor Público, graduado na UEG [Universidade Estadual de Goiás], ex-diretor do CPRM, órgão federal, ex-diretor financeiro da Câmara Municipal de Goiânia, ex-gestor no Parque Mutirama, ex-servidor da Controladoria-Geral do Município, ex-militante da VAR-Palmares, contra a ditadura civil e militar, Erotides Borges prestigiou a posse de Nilson Jaime na cadeira nº 6.
Jornalista, advogado, gestor público, Nilton Perillo posou ao lado do escritor homenageado. Assim como o físico e mestre em Engenharia Nuclear, escritor e articulista do jornal Diário da Manhã, Arthur Otto. Horiestes Gomes, doutor honoris causa da UFG, exilado na Suécia nos anos de chumbo, Luiz Elias, jornalista e fotógrafo, estavam na sessão especial, ontem, no IHGG.
PERFIL
Nascido Nilson Gomes Jaime, ele é um escritor e historiador de ideário iluminista, diz Fausto Jaime. De formação enciclopédica, resume Nilton Perillo. Com uma cultura humanista, define Erotides Borges. Com livre trânsito na Academia, com lastro no mercado das letras, editorial, das artes e do entretenimento, explica Arthur Otto. Com raro talento na história, pontua ele.
Nascido Nilson Gomes Jaime, ele é um escritor e historiador de ideário iluminista” Fausto Jaime, médico e escritor Homem com uma cultura humanista” Erotides Borges, gestor público De formação enciclopédica” Nilton Perillo, jornalista e advogado Com livre trânsito na Academia, lastro no mercado das letras, editorial, das artes e do entretenimento” Arthur Otto, físico e escritor
CRONOLOGIA
1962 Nasce Nilson Jaime
2018 Lança Frederico Jayme – biografia
2019 Ideia é escrever A História de Goiás
2020 Lançar A História de Goiás
2017 Lança Família Jayme: Genealogia e História
15 De abril: Palmeiras