Tango Goiano é espetáculo circense nostálgico e apaixonado, com duos acrobáticos aéreos e de solo, evoluções no monociclo, manipulação de bolinhas, solos de paradas de mãos na banquilha e em cadeiras de equilíbrio, unindo o tradicional a contemporaneidade, resgatando a Catira e Congada ritmos e movimentos da cultura popular da região centro oeste ao dramático Tango, prática cultural da Argentina.
Uma carta, um par de palavras perdidas pode criar, resgatar ou destruir, assim começa esta hibridização da cultura popular regional, e o tradicional tango argentino, na miscigenação eletrônica da atualidade unindo a dança ao magnetismo circense retratando o cotidiano de um casal.
Contrastando toda essa plástica com uma vida nada estável tão pouco precisa. Os elementos aéreos refletem um mundo de sonhos, de ilusões e reflexões, no solo a realidade é dura, com suas dificuldades, conflitos e contradições, com movimentos que desafiam a força, equilíbrio e gravidade. Trazendo a tona os embates e fragilidades, encontrando amores ardentes, vorazes volúpias, ciúmes nefastos, corações partidos, saudades brutais, desprezo, rancor, indiferença símbolos autênticos do dramático Tango.
As portagens da acrobata e bailarina Zyza representam a força feminina e não menos delicada na construção de uma relação mais estável. Seguido de uma exibição solo no tecido a acrobata inspira o momento da conquista. Com romantismo e delicadeza rouba a atenção do seu companheiro.
Nas paradas de mão em banquilha e cadeiras sobreposta uma em cima da outra, retrata o equilíbrio necessário a qualquer relação seja amorosa que é o caso do espetáculo ou interpessoal. A figura masculina está representada na atuação do malabares em monociclo uma modalidade que exige muita concentração e destreza da parte do artista Rodrigo.
Tango Goiano faz uma analogia aos sentimentos humanos com os ritmos coordenados, ágeis da Catira e o clima trágico, nostálgico e sensual do Tango!
O GRUPO
A Pinne Magique é um grupo especializado na linguagem técnica e artística circense com 6 anos de história. Atualmente está em seu quarto espetáculo, tendo também contribuído com inúmeras oficinas de formação profissional e de público em diversas cidades no estado de Goiás e outros estados brasileiros.
O grupo existe no intuito de resgatar a magia do circo e dar visibilidade a cultura goiana, trabalhando na formação de plateias. A Pinne Magique apresenta em seus espetáculos a hibridização das artes (teatro, dança, circo), possibilitando o debate a respeito da arte e de suas significações no mundo contemporâneo.
O grupo se destaca em suas ações coletivas onde o trabalho não é pautado em apenas um único artista, mas em todos os membros da equipe. O empenho reflete a articulação de saberes em diversas áreas, primando pelas decisões conjuntas. Os espaços alternativos dentro de Goiânia e nas demais localidades reforçam a distinção da Companhia em democratizar o acesso a arte.
FICHA TÉCNICA
Autora; Zyza Gleybe
Acrobatas; Zyza Gleybe e Rodrigo Rodrigues
Direção artística e geral; Zyza Gleybe
Direção técnica e ensaísta: Rodrigo Rodrigues
Maquiagem – Izabelle Eleonora
Iluminação - Eduardo Teixeira
Assistentes de produção - Leonardo Mercês e Alejandra Martinez
Cenótecnico - Rafael Ercket
Hold: Alsimonsem Zeique
Produção; Alessandra Brandão
Trilha; Can Kanbay e Guilherme Bicalho
Cenografia; Zyza Gleybe, Pedro Lippe e Rodrigo Rodrigues
Figurinos; Zyza Gleybe e Helena Oliveira
Fotos; Layza Vasconcelos