O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) abriu um processo na última terça-feira, 14, contra as ações publicitárias de responsabilidade da Ambev e do cantor Gusttavo Lima, intituladas 'Live Gusttavo Lima - Buteco em Casa' e 'Buteco Bohemia em Casa', veiculadas em redes sociais.
A representação foi aberta a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores, que consideraram que as ações publicitárias carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas. A denúncia, segundo o Conar informa, cita a falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade e a repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto.
Em nota do órgão fiscalizador, o Conar afirmou que, apesar do formato inovador das apresentações online, elas devem seguir "princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcoólicas e sem fragilizar os cuidado para que não seja difundida a crianças e adolescentes".
Ambev e Gusttavo Lima têm prazo regimental para enviar, se assim o desejarem, defesa ao Conselho de Ética ou adaptarem de imediato o conteúdo publicitário das lives às regras éticas.
*Com informações do portal TV Fofoca.