Por Hélmiton Prateado
O ITEGO em Artes Basileu França, Instituto vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), apresenta o concerto online Junino Sinfônico, neste sábado (20), às 21h. A live será transmitida pelas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás - @orquestrasinfonicajovemdegoias.
O concerto em comemoração às festas juninas será realizado pelos grupos sinfônicos do ITEGO Basileu França, que são: Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), Coro Sinfônico Jovem de Goiás (CSJG), Orquestra Pedro Ludovico Teixeira, Banda Sinfônica Jovem de Goiás (BSJG), Orquestra Infantil Mozart e BigBand Basileu França. Ao todo, participarão mais de 250 músicos. Quanto ao repertório, será bem diversificado. Serão interpretados estilos como xote, baião, frevo, sertanejo, dentre outros.
O objetivo do evento online é proporcionar momentos de lazer ao público, em um formato adaptado, devido à pandemia da Covid-19. Para o maestro titular da OSJG, Eliel Ferreira, ações como essa são de extrema importância. “Mesmo nesse período de pandemia, a gente tem que, de uma certa maneira, celebrar a vida, celebrar a união. E quando a gente faz esse tipo de ação, de uma certa maneira estamos integrando todos novamente ao trabalho”, analisa.
Sobre os grupos sinfônicos
Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), ligada ao ITEGO em Artes Basileu França, foi fundada em 2001, com o objetivo de formar jovens músicos com capacidade para atuar, profissionalmente, em orquestras nacionais e internacionais.
A Orquestra é contemplada com o Bolsa Artista, um programa criado pelo Governo Estadual, a fim de garantir aos jovens o acesso à educação, cultura e inclusão social.
O grupo musical é um dos principais do país, sendo reconhecido, inclusive, em diversos locais do mundo, por meio de turnês internacionais.
Coro Sinfônico Jovem de Goiás
O Coro Sinfônico Jovem de Goiás (CSJG) foi fundado em 2014, sendo formado por 50 jovens cantores selecionados. O grupo vem se destacando na interpretação de obras do repertório erudito, tanto obras corais de câmara, como obras sinfônicas de períodos, estilos e compositores diversos do âmbito nacional e universal com positiva e reconhecida crítica no cenário nacional e internacional.
Orquestra Juvenil Pedro Ludovico
Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira realiza um trabalho já consolidado e é referência há 14 anos em educação musical. Ela prepara o aluno para atuar em orquestras jovens, estúdios, eventos e festivais.
É formada por 65 alunos do ITEGO Basileu França, antecedendo à Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. A Orquestra Pedro Ludovico possui, como uma de suas características, o exercício de um repertório sinfônico e popular variado, que exige do aluno habilidades de médio grau de complexidade e contém, em sua estrutura, a seguinte composição: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, tuba, trombone, piano, harpa e percussão.
Banda Sinfônica Jovem de Goiás
A Banda Sinfônica Jovem de Goiás (BSJG) foi criada em 2009 como Banda Marcial passando em 2013 a ser uma Banda Sinfônica e sendo utilizada como uma disciplina de prática de conjunto do CEP em Artes Basileu França. O principal objetivo é que os alunos comecem a vivenciar na prática os diferentes tipos e estilos de músicas existentes dentre o repertório sinfônico e popular.
A banda tem realizado, desde sua fundação, várias apresentações. Foi a 3ª colocada no Concurso Nacional de bandas e fanfarras na cidade de São Sebastião (SP), em 2010, Vice- Campeã Nacional de Bandas e Fanfarras desse mesmo concurso, em 2011, obtendo também o 1º lugar no corpo coreográfico e baliza nos anos de 2010 e 2011.
Big Band Basileu França
A Big Band Basileu França foi criada em março de 2018, com o intuito de fomentar o estudo de música popular no ITEGO em Artes Basileu França, visto que na escola, até então, não havia nenhum grupo exclusivo para esse segmento.
Formada por alunos da escola e da comunidade, trabalha um repertório contrastante, possibilitando, assim, que os integrantes possam desenvolver uma linguagem característica de cada estilo. Com pouco tempo de trabalho a Big Band tem se apresentado em eventos e encantado ao público em geral com sua musicalidade e energia.