A Rede Globo preparou um especial de São João para este sábado (20), após a novela 'Fina Estampa'. Como informado pela colunista Fábia Oliveira, do O Dia, uma live irá reunir artistas de todo o Nordeste, cada estado terá um artista o representando. Mas a escolha de uma das atrações tem gerado revolta entre os forrozeiros. Léo Santana foi o escolhido para representar a Bahia.
“TV Bahia, Globo Nordeste, eu sei que posso dar uma ajuda a vocês. Sejam humildes e calcem o chinelo da humildade e procure os produtores e empresários do Nordeste na hora de fazer uma programação Junina. Eu posso mencionar mais de 100 bandas maravilhosas da minha Bahia. Eu acho que o Léo Santana está constrangido de vocês terem colocado ele como referência do São João da Bahia. Faça isso não. Me liga que eu dou 100 nomes da Bahia e do Nordeste significativos", diz Paulo, empresário que atua há 36 anos no ramo.
O vocalista da Banda Estakazero, Léo Macedo, também se pronunciou sobre a decisão da emissora. “Nós temos aqui na Bahia um cenário muito forte no Forró. Artistas que têm uma carreira consolidada, que lutam uma luta de muitos anos pra manter as tradições, as raízes do Forró, divulgar essa cultura pra fora do estado”, declarou.
“Artistas como Adelmário Coelho, Banda Cacau com Leite, uma série de nomes que poderiam estar nesse programa representando a Bahia no segmento do Forró... Esses artistas estão muito sentidos, eu estou muito sentido. Olhei para os meus 25 anos de estrada de São João, tudo aquilo que batalhei e me senti na obrigação de vir aqui falar pra vocês sobre isso. Acho importante que todas as pessoas que esteja envolvidas com o São João, essa festa tão importante para o nosso estado, devem se posicionar", completou o artista.
Ainda segundo Fábia Oliveira, Pernambuco será representado pela Fulô de Mandacaru, a Bahia por Léo Santana, o Ceará por Solange Almeida, o Sergipe terá Calcinha Preta, o Rio Grande do Norte terá Cavaleiros do Forró, o Piauí será representado por Anderson Rodrigues, Alagoas terá Mano Walter, a Paraíba terá Amazan e o Maranhão, Flávia Bitencourt.