A 3ª edição do Procena Goiás começou nesta quarta-feira (7/10). O evento que vai até sábado (10/10), conta com oficinas, webinários e espetáculos que abordam dança, acessibilidade e profissionalização de artistas com deficiência. A programação é gratuita, está sendo transmitida pela internet e conta com tradução em libras e recurso de autodescrição.
A adaptação para o meio virtual foi necessária, segundo a organização, por conta da pandemia de Covid-19. Apesar da falta de contato físico, os organizadores esperam um alcance maior do evento, possibilitando que mais pessoas participem.
A transmissão dos espetáculos compostos por diversas linguagens artísticas, passando pelo teatro, dança, circo e música, está sendo feita pelas plataformas YouTube, Instagram e Facebook do evento. O Procena conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
Programação da 3º edição do Procena Goiás
Nesta quarta-feira (7/10), ocorre duas oficinas: “Dance ability”, que teve início às 9h, com Ana Alonso; e “Corpo Zona Dissoluta”, com Alexandre Américo, às 14h. Já às 17 horas, acontece o debate do evento “Papo #PraCegoVer”, com Patrícia Braille e Luciene Gomes.
Nesta noite, às 19h, o público vai conferir o espetáculo “Dez Mil Seres”, apresentado pela companhia portuguesa Dançando com a Diferença. Durante todos os dias pela manhã, haverá a exibição da websérie “Essa é minha arte! Qual é a sua?”.
A edição conta com webinários sobre formação em dança e recursos de acessibilidade, políticas culturais e a produção de artistas com deficiência.