Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dia internacional da dança

Dia 29 de abril é comemorado o dia internacional da dança. Se você é um apaixonado por essa forma artística, você vai gostar dessa matéria. A dança muitas das vezes está acompanhada por uma música, que pode ser romântica, animada, calma ou até mesmo sem sentido. Ela é caracterizada com uma expressão corporal dos sentimentos, e é usada em diferentes formas e contextos culturais.

A dança é uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano desde a pré-história. A partir do reconhecimentos de novos sons e ritmos as pessoas combinavam os movimentos e as expressões corporais. As primeiras danças são as chamadas danças primitivas. E é bem provável também que a música tenha surgido na mesma época, como uma forma de expressão e comunicação. Além disso a dança e a música são bastantes relacionadas, juntas, a cerimonias ritualísticas.

Em Goiás as danças mais tradicionais são as danças folclóricas que são formas de manifestação e comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais. Dentre as danças folclóricas mais exercidas no Brasil temos o frevo, o samba, a catira, o baião entre outras. Boa parte das danças tem influência e origem africana.

Outra também bastante é a Quadrilha. Essa dança foi popularizada no Brasil a partir do Século XIX mediante influência da Corte Portuguesa. Ela é uma dança típica das festas juninas, bailada em duplas de casais caracterizados com vestimenta tipicamente caipira. No estado de Goiás há campeonatos e prêmio para as melhores companhias de quadrilha do estado. A festa é regionalmente organizada no mês de julho em comemoração ao São João.

Além das danças tradicionais, Goiânia também é o berço das apresentações contemporâneas e as novas formas artísticas que nos rodeia. A companhia Giro8 que atua a quase 10 anos no mercado fomenta a cultura da dança e também ressalta a importância que os profissionais dançarinos tem no mercado.

Espetáculo - Eu e o mundo. Foto/Giro8 Cia e dança

A Giro8 é uma companhia de dança que tem se destacado no cenário artístico de Goiás. A Cia já conquistou muitos prêmios e homenagens, além de realizar diversas apresentações nacionais e internacionais. Somente no estado de Goiás o grupo foi reconhecido pelo Conselho Municipal de Cultura de Goiânia pela importância e contribuição da companhia ao desenvolvimento do segmento da dança na capital.

Durante essa pandemia o cenário artístico também sofreu com a falta de público, com a proibição e o fechamento de serviços não essenciais. Com a falta de verba o quadro coorporativo teve que ser diminuído, e novas formas de interação foram aplicados. Como palestras, apresentações e rodas de conversas online.

Segundo a Cia, novos projetos e criação de espetáculos, continuaram a adentrar o universo da dança, como forma de mostrar a luta e o reconhecimento do grupo. Para eles o apoio do governo é imprescindível, principalmente durante a pandemia, onde muitos profissionais ficaram parados.

Para a diretora geral da Cia de dança, Elaine Cruz, o dia internacional da dança é muito importante. Um dia de luta, e representação da busca pelos direitos já reservados a classe artística. Além disso ela reforça que nesse momento de pandemia também é preciso valorizar e ressignificar os dançarinos que muita das vezes não são valorizados como profissionais.

'Deixo o meu convite para o publico acompanhar os trabalhos dos artistas do Giro8 e os demais artistas em Goiânia'. Tente ajudar e dar apoio".

Para esse dia é valido lembrar que todas as formas de danças são livres e cada uma trás sua grande importância para a sociedade.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias