Ao longo da pandemia o entretenimento online e as plataformas de streamings tiveram aumento muito significativo no consumo de filmes e series em seus sistemas. Durante esse período o consumo aumento 70% e 100%. (Dados relativos desde o ano passado). O maior consumo se dá principalmente em tempos de fechamento e lockdown.
Entre as plataformas mais acessadas, está a rede de Streaming Netflix, que contém conteúdos externos e também produções próprias. Com o sucesso das produções a Netflix durante a pandemia, a plataforma foi premiada sete vezes no Oscar da SAG Awards nesse ano. Entre os títulos mais queridos está a minissérie "O gambito da Rainha", que levou o prêmio de melhor elenco e melhor atriz.
Além da Netflix, diversas prestadoras de serviço também focaram em disponibilizar títulos atrativos para seus clientes. Dentre eles estão Amazon Prime, e a mais recente Disney Plus. Somente nos Estados Unidos, a taxa de pessoas que assistem a filmes diariamente é de 26%.
Além do entretenimento cinematográfico, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada apresentou que 11% dos brasileiros, com acesso à internet, já realizaram cursos pela internet. Além de ser também entretenimento, os cursos onlines tem agregados cada vez mais a carteira de trabalho e a novas oportunidades de emprego.
Dentre as oportunidades de lazer e entretenimento online é possível encontrar jogos, lives, cursos, palestras, filmes, séries e documentários, e muito mais. O sistema está cada vez mais diversificado para poder atender a população principalmente nesse tempo de isolamento social. O entretenimento também é essencial para garantir que as pessoas tenham possibilidade de buscar maneiras de aliviar o estresse e a ansiedade, e também de fazer o que gosta ou aprender coisas novas.