Para os amantes em astronomia, na próxima quinta-feira dia 10 de junho, será possível acompanhar um dos eventos mais raros do universo, o eclipse anular (eclipse com anel de fogo). O fenômeno poderá ser visto por cerca de três minutos e 51 segundos, a partir de 5h12 (horário de Brasília).
O eclipse Anular ganhou o apelido 'anel de fogo' devido ao círculo amarelado visto durante o fenômeno. Isso acontece porque a Lua fica totalmente alinhada entre a Terra e o Sol durante um eclipse solar, mas como o satélite está mais longe do planeta, o sol não fica totalmente coberto, formando assim as bordas/anel de luz.
Infelizmente o eclipse com anel de fogo, não será possível ser visto em território brasileiro. Apenas o norte do Canadá, Rússia e na Groenlândia poderão contemplar totalmente o evento. Algumas partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia poderão ver parcialmente.
Para quem deseja acompanhar o fenômeno, alguns canais como: Time and Date no YouTube, fará a transmissão ao vivo. Já as pessoas que estiverem nas regiões em que o eclipse estará visível, é recomendado o uso de óculos, para não prejudicar os olhos.
Leia também
- Prefeito de Goiânia deve tomar primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira (10)
- Crivella aguarda retomar passaporte para ser indicado embaixador na África do Sul
- Postos de Gasolina são alvo de fiscalização do Procon Goiás e Decon após aumento de preço dos combustíveis
- Fifa está em alerta para interferências políticas na gestão da CBF