Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Sexta-feira 13, o mau está na data ou em acreditar?

Quem já ouviu falar que o mês de agosto é o mês do desgosto? Há quem diga que isso é verdade, outros dirão que é tudo invenção, mas e você, o que acredita?

Para alguns agosto é marcado por uma maré de coisas ruins, a começar pelas histórias que aconteceram no passado. Grandes tragédias como: Hitler assumir o governo alemão em agosto de 1932, o Japão, em 6 e 9 de agosto de 1945, terem as cidades de Hiroshima e Nagasaki destruídas por bombas atômicas lançadas pelos EUA; Na França, Catarina de Médici autorizar a morte de mais de 30 mil protestantes e no Brasil o presidente da república Getúlio Vargas se suicidar em 24 de agosto de 1954. Todos esses fatos, reunidos nesse mês, fazem muitos acreditarem que não foi coincidência, e sim, que o mês trás consigo energias ruins.

As lendas ou superstições que acercam esse mês começaram há muitos anos atrás, e para entender o porquê muitas pessoas acreditam que agosto é um mês ruim, e que sexta-feira (13) é quase um filme de terror, nós entrevistamos um professor, mestre em História, Murillo Medeiros de Godoi, que nos conta como essas crenças surgiram ao longo dos séculos.

"No século 16, dentro do contexto das grandes navegações, era no mês de agosto que as embarcações (caravelas) se laçavam ao mar. E as namoradas dos navegadores procuravam se casar bem antes desse mês, com medo de perderem seus Maridos e de nem desfrutar a vida de casada". Explicou.

Ele ainda ressalta que as superstições, são passadas de geração para geração, logo na infância. Sendo os pais ou avós os principais propagadores das crendices. "Quando adultos, essas ex-crianças além de continuarem a acreditar, às multiplicam, tornando essas crendices mais vivas do que nunca. Às vezes os adultos até não acreditam nessas crendices, mas se forma misteriosa, evitam contestar essas historinhas".

Sobre a origem da sexta-feira (13), e porque essa data está associada a coisas ruins, ele explica, que a origem é desconhecida. Porém, algumas versões contadas, contribuíram para a má fama da data.

" Encontramos uma resposta no cristianismo. Segundo os Evangelistas, em sua última ceia, Jesus teria se reunido com seus 12 apóstolos, somando 13 pessoas na Ceia. Judas, o traidor esteve presente. E Jesus foi crucificado no outro dia, sexta-feira.Na História também temos um fato curioso, o rei Felipe IV decidiu filiar-se à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado. Diante do exposto, o Monarca teria mandado perseguir os cavaleiros templários em uma sexta-feira, em 13 de outubro de 1307.

Por causa das crendices e superstições passada de geração a geração, seja por contextos históricos, religiosos, folclóricos e culturais, muitos pessoas mudam de forma significativa como vivem, por conta disso. "Os brasileiros supersticiosos evitam com veemência cruzar com gato preto, passar debaixo de escadas, quebrar espelhos e etc", afirmou.

Leia Também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias