Em relatório divulgado na noite de terça-feira (19), a Netflix revelou que perdeu 200 mil assinantes no último trimestre, sendo a primeira queda desde outubro de 2011. Com a divulgação dos dados, a empresa viu suas ações despencarem 20¨% na bolsa de valores.
As projeções mais modetas indicavam um crescimento de 2,5 milhões de novos usuários. No entanto, após decisão da plataforma em suspender o serviço na Rússia, o streaming perdeu 700 mil assinantes.
Para o segundo trimestre, a Netflix projetou a perda de 2 milhões de novos usuários. Com isso, a empresa está desenvolvendo um plano mais barato, que exibirá anúncios durante filmes e séries.
Leia também: Xuxa se recusa a tirar foto com fã e reação viraliza: “Tu não é bolsominion?”; assista
Entre fatores para a diminuição no número de usuários, a líder de streamings apontou a Covid-19 e a guerra entre a Rússia e Ucrânia como as principais dificuldades em ampliar sua base de clientes. Além do fato de mais de 100 milhões de contas serem compartilhadas com outros usuários não pagantes.
“O grande número de residências compartilhando contas, junto com a competição, está criando obstáculos para o crescimento da receita. O grande impulso gerado pela Covid no mercado de streaming obscureceu este quadro até recentemente”, disse a Netflix.
A plataforma continua em primeiro lugar no ranking de clientes. O Prime Vídeo aparece em segundo, possuindo cerca de 175 milhões de usuários.