A Paixão de Cristo
Diário da Manhã
Publicado em 22 de março de 2018 às 23:58 | Atualizado há 4 meses
- A comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Assunção prepara um evento que espera cerca de 20 mil fiéis durante as celebrações
A encenação da Paixão de Cristo é uma tradição em diversas localidades do País e no Estado de Goiás. A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, localizada na Vila Itatiaia, segue com esse costume há muitos anos, mas em recentes edições este evento se tornou um grande espetáculo. A paróquia, que se tornou uma das mais frequentadas por fiéis católicos na capital e já é conhecida pela grandiosidade e qualidade de seus eventos religiosos. Nos anos anteriores as celebrações pascais foram um sucesso entre o público cristão, mas a comunidade sempre trabalha para trazer novidades.
Este fim de semana já tem início a programação oficial da Semana Santa 2018 da Paróquia Nossa Senhora Assunção, que vai do dia 25 de março a primeiro de abril. O ápice do evento é a 23ª Encenação da Paixão de Cristo, que ocorrerá no dia 14 de abril, a partir das 19h, no estacionamento da paróquia. A entrada é gratuita.
“A Semana Santa é o ápice da vida cristã, é tempo em que a Igreja Católica celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Período de conversão e de graça por excelência”, explica a organização do evento a respeito das questões espirituais. “Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado após sua prisão. Neste dia, é praticado o jejum, e a abstinência da carne em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo”, completa sobre o significado das celebrações e os ritos que a integram.
UM ESPETÁCULO COMPLETO
A 23ª Encenação da Paixão de Cristoconta com aparticipaçãode mais de 300 pessoasna produção, entre atores do grupo teatral “Nosso Dom Vem de Deus”, figurantes e técnicos, todos integrantes da comunidade. O início serácomoterçodecontemplaçãodas dores de Nossa Senhora, e, posteriormente, às 19h30 a encenação, com duração de aproximadamente 2 horas. O público estimado é de 20 mil pessoas nos dois dias da encenação, 30 e 31 de março. O evento é uma parceria com a Associação Cultural Arraiá Chapéu do Vovô.
O espetáculo, ao ar livre, considerado um dos maiores do Estado de Goiás, contará com uma megaestrutura e alta tecnologia, terá participações especiais de cantores, e será transmitido ao vivo pela web tv Assunção e pelo facebook. Haverá área reservada para cadeirantes, idosos e portadores de necessidades especiais; banheiros químicos, e barracas com venda de alimentos. Além disso, serão montadas arquibancadas cobertas que terão rampas de acesso, bem ainda haverá um amplo espaço com cadeiras, o qual integrará toda a comunidade.
A encenação teatral da Paixão de Cristo contará com a inserção da cultura goiana como as Cavalhadas e Procissão do Fogaréu. Figurinos repletos de detalhes; efeitos especiais; painéis móveis de LED de altíssima resolução com transmissão simultânea; diversos cenários, os quais farão uma mistura entre tecnologia e a natureza local, fazendo a junção entre os dois palcos e o bosque.
A Paróquia Nossa Senhora da Assunção é composta por oito comunidades além da Vila Itatiaia: Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Setor São Judas Tadeu), Capela Nossa Senhora Piedade (Residencial Morada do Bosque), Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Chácara Califórnia), Comunidade São Pedro (Alice Barbosa), Comunidade Santa Terezinha (km8, Goiânia), Comunidade São Domingos Sávio (Mansões do Campus), Comunidade Santa Luzia (Setor Nova Morada), e Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Residencial Orlando de Moraes).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2018 NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO:
1º dia) Domingo de Ramos (25/03/2018)
– 7h30: Procissão de Ramos
– 8h00: Missa de Ramos
– 19h30: Missa de Ramos
2º dia) Segunda-feira Santa (25/03/2018)
– 19h30: Missa
3º dia) Terça-feira Santa (26/03/2018)
– 19h30: Celebração Penitencial
4º dia) Quarta-feira Santa (27/03/2018)
– 19h00: Procissão do Encontro – saindo do São Judas e Morada do Bosque
– 19h30: Missa
5º dia) Quinta-feira Santa (29/03/2018)
– 19h30: Santa Ceia do Senhor – Missa de Lava-Pés
6º dia) Sexta-feira Santa (30/03/2018)
– 9 às 11h: Oração com os Jovens e confissões
-15h00: Adoração da Cruz – Início da Novena da Divina Misericórdia
– 19h: Contemplação das dores de Nossa Senhora
– 19h30: ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO
7º dia) Sábado Santo (31/03/2018)
– 9h00 às 11h00: Confissões
– 15h00: Novena da Divina Misericórdia
– 20h00: Vigília Pascal – estacionamento da paróquia
8º dia) Domingo de Páscoa (1º/04/2018)
– 10h00: Missa Pascal com as Crianças
– 19h30: Missa Pascal
DOMINGO DE RAMOS, PROCISSÃO E MISSA
Significado do dia – Celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. Este domingo é assim denominado em decorrência do povo ter cortado ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado em um jumento (símbolo da humildade) e aclamado por um povo simples.
SEGUNDA-FEIRA SANTA
Significado do dia – É o primeiro dia no qual o Senhor começa sua caminhada rumo ao calvário. No Evangelho lido contempla-se Maria de Betânia ungindo os pés do Mestre com o perfume do amor e da gratidão.
TERÇA-FEIRA SANTA, CELEBRAÇÃO PENITENCIAL
Significado do dia – É o dia em que, com grande tristeza, Jesus anuncia a sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos. Anuncia também a traição, e indica o traidor. Judas sai possuído por Satanás, para trair o seu mestre.
QUARTA-FEIRA SANTA, PROCISSÃO DO ENCONTRO – SAINDO DO SÃO JUDAS E MORADA DO BOSQUE
Significado do dia – No evangelho deste dia, é-nos apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos como este foi ter com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair o Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição.
QUINTA-FEIRA SANTA, SANTA CEIA DO SENHOR
Significado do dia – É o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, no qual Jesus humildemente lavou os pés dos seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata. (Jo 13,1-15) Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou consigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus. É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. Na quinta-feira santa inicia o tríduo pascal.
SEXTA-FEIRA SANTA
Significado do dia – Relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado á presença de Pilatos, e depois de condenado carrega com a sua própria cruz, até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu… o Seu corpo foi depois retirado da cruz, e colocado num sepulcro cavado na rocha. Neste dia, é praticado o jejum, e a abstinência da carne em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.
SÁBADO SANTO
Significado do dia– Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.
DOMINGO DE PÁSCOA
Significado do dia – Dia da ressurreição, no qual Jesus se levanta de sua sepultura, e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.
SEMANA SANTA 2018 DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA ASSUNÇÃO
Local: Estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Assunção – Rua R-44, Vila Itatiaia
Data de início: 25 de março
Entrada Gratuita