A Polícia Federal (PF) começou nesta terça-feira, 15, duas operações de forma simultânea em cinco estados brasileiros e três países. A Turfe e a Brutium colocaram 200 agentes, auditores fiscais da Receita federal e membros da Gaeco/Ministério Público Federal em ação contra grupos suspeitos de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Ao todo são cerca de 36 mandatos judiciais, expedidos pela 5 e 10 Vara Criminal do Rio de Janeiro, para prisões, busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. A operação com forças internacionais irá agir também em países como Paraguai, Espanha e Emirados Árabes.
Na operação turfe, as investigações duraram cerca de 18 meses. Os 20 mandatos de prisão, busca e apreensão vieram após a descoberta de uma organização criminosa que comprava droga na Bolívia e na Colômbia e fazia toda a logística do transporte, o armazenamento no Brasil e a exportação para a Europa.
Durante os 18 meses de investigação, no decorrer da fase sigilosa da ação , os policiais apreenderam mais de oito toneladas de cocaína e mais de R$ 11 milhões O Departamento Anti-Drogas dos Estados Unidos (DEA) e a Europol trabalharam em conjunto com a PF.
Segundo informações do Metrópoles
Leia também: