Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Carnaval 2025: Blocos de Carnaval em SP prestam homenagem a ídolos da música

Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque, Novos Baianos e Cazuza são alguns dos homenageados

Imagem ilustrativa da imagem Carnaval 2025: Blocos de Carnaval em SP prestam homenagem a ídolos da música

O Carnaval de São Paulo é conhecido por sua diversidade de blocos, que atendem aos mais variados gostos e estilos. Nos últimos anos, a festa tem se consolidado também como um espaço para homenagear ídolos da música nacional e internacional. De samba a axé, passando por rock e MPB, os blocos fazem releituras das músicas desses ícones, criando uma atmosfera única para os foliões.

Na capital paulista, ao menos três blocos homenageiam os cantores Gal Costa, Raul Seixas e Tim Maia. Outros nomes que inspiram o Carnaval de São Paulo incluem Rita Lee, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque, Novos Baianos, Cazuza e até os Beatles, com o bloco Sargento Pimenta. Confira alguns desses blocos que celebram a música no maior ritmo de festa do ano:

Ritaleena

O bloco Ritaleena presta homenagem a São Paulo e à rainha do rock nacional, Rita Lee. Criado por Yumi Sakate e Alessa Camarinha, o repertório traz releituras de sucessos de Rita Lee, adaptados para os ritmos de Carnaval.

Tarado Ni Você

Celebrando 11 anos de existência, o bloco Tarado Ni Você homenageia a vasta obra de Caetano Veloso. Tradicionalmente realizado no sábado de Carnaval, o bloco se reúne no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, na região central da cidade. Rodrigo Guima, diretor criativo e fundador do bloco, diz: “A gente vê o Caetano como um poeta. Suas músicas são como esses álbuns de fotografia, que a gente olha e se inspira para poder criar memórias que sejam inesquecíveis.”

Besta É Tu

Fundado em 2016, o bloco Besta É Tu faz uma homenagem aos Novos Baianos, nomeado a partir de um clássico da banda. Com foco na alegria carnavalesca e nas músicas que marcaram a Tropicália, o bloco celebra sucessos da MPB em ritmo de Carnaval pelas ruas da Vila Madalena.

Samby e Junior

O bloco Samby e Junior resgata a nostalgia dos anos 90 e 2000, trazendo hits da dupla Sandy & Júnior para o samba. De acordo com Giovanna Adamov, diretora do bloco, a ideia é transformar os sucessos da dupla em verdadeiros hinos da folia: “A ideia do bloco é trazer uma nostalgia de uma forma irreverente, carnavalesca.”

BenJores

O BenJores é uma homenagem ao cantor carioca Jorge Ben Jor e leva os foliões a uma viagem repleta de ritmo e alegria. Durante a pandemia, seus fundadores, incluindo Bruno Carino, decidiram criar o bloco como uma forma de celebrar a música do artista e trazer mais leveza ao Carnaval paulistano. “Foi isso que aconteceu: um bloco leve para amigos, para as pessoas que curtam o Jorge, um artista eclético, que transcende ritmos e a cara do Carnaval”, afirma Carino.

Filhos de Gil

O bloco Filhos de Gil é inspirado no bloco Filhos de Gandhi, criado por Gilberto Gil. Com um repertório que inclui sucessos, como "Toda Menina Baiana", "Palco" e "Emoriô", o bloco traz clássicos da música brasileira, levando a vibração do Carnaval para as ruas de São Paulo. Pedro Keiner, fundador do bloco, diz: “Eu vi o primeiro desfile do Explode Coração, que homenageia a Bethânia, e pensei: ‘Tá faltando um bloco em São Paulo para o Gilberto Gil.’ Achei que isso ia ser muito bonito de trazer para o Carnaval da capital paulista.”

Explode Coração

Inspirado na música de Gonzaguinha, o bloco Explode Coração homenageia a cantora Maria Bethânia. Lançada em 1978, a música “Explode Coração” se tornou um dos maiores sucessos de Bethânia e também fez parte da trilha sonora da novela de mesmo nome, de 1995, escrita por Glória Perez. O bloco celebra a grandeza da carreira e a importância de Bethânia para a música brasileira, destacando sua contribuição para a arte e as tradições culturais do país.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias