
O centro histórico de Santos, no litoral paulista, será palco de dois eventos carnavalescos que prometem agitar a cidade: o Carnabonde, que celebra seus 25 anos neste sábado (1º), e o Carnacentro, que chega à sua terceira edição e ocorre entre domingo (2) e terça-feira (4).
O bonde turístico da cidade, que foi inaugurado em 1911, será o principal atrativo do Carnabonde. Decorado especialmente para a ocasião, o veículo homenageia, a cada ano, importantes figuras do Carnaval santista. Em 2025, os homenageados serão o artista plástico Ademir Fontana e o Fundo Social de Solidariedade.
Com um estilo nostálgico, o bonde, semelhante a um trio elétrico, chega à Praça Mauá por volta das 15h, levando os homenageados. Meia hora após sua chegada, o bonde segue por um percurso de 50 minutos, acompanhado por uma banda e por foliões.
Ao todo, 29 voluntárias do Fundo Social de Solidariedade desfilarão no bonde. Elas são responsáveis por confeccionar suas próprias fantasias e adereços, com base na temática central. As vestimentas farão uma homenagem ao Carnaval dos anos 1920, incluindo acessórios como colares de pérolas.
A chegada do bonde à praça será marcada pela apresentação da banda Zago Art Show, que comandará o baile a céu aberto, com um palco fixo, tanto antes quanto depois da passagem do bonde.
O grupo de Newton Zago garantirá a animação com marchinhas antigas e sambas-enredos para os foliões. Além da banda Zago Art Show, a banda Oscar Guzella também participará do evento, acompanhando o bonde durante seu trajeto pelo centro histórico.
O cortejo contará com a presença da corte carnavalesca (rainha, princesa e rei momo), que já se apresentou nos desfiles das 15 escolas de samba de Santos, realizados no sambódromo da Zona Noroeste.
No sábado, um palco montado na Praça Mauá também abrigará atrações infantis, que se apresentarão antes da chegada do bonde. Durante todo o evento, que é gratuito e promovido pela Prefeitura de Santos, a segurança será garantida pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar (inclusive com drones) e câmeras do Centro de Controle Operacional do município.
O Carnacentro, último evento da folia santista, ocorrerá de 2 a 4 de março, com início às 14h, também na Praça Mauá. Durante o evento, uma banda sairá em cortejo a cada hora, percorrendo as ruas da região. Ao todo, 24 grupos musicais se apresentarão. Às 19h, o palco fixo da praça receberá shows ao vivo, com artistas convidados de São Paulo e Rio de Janeiro. Na programação, estão confirmados a banda Acadêmicos do Baixo Augusta (com Wilson Simoninha) no domingo, o Bloco Tu e Serjão (com Serjão Loroza) na segunda-feira e o Bloco Pagode 90 (com o cantor Marquinhos Sensação) na terça-feira.