Os jogos online e os e-sports estão cada vez mais populares entre as pessoas, sua importância e lucro dentro do mundo digital também estão em elevação e reconhecimento. Notícias e reportagens já exaltam a popularidade dos eventos criados para sediar campeonatos atraindo um grande público de pessoas.
Jogos famosos como Counter-strike GO, League Of Legends (LOL), Free Fire entre outros atraem um grande público para os eventos sediados pelas empresas e por terceirizadas em eventos, desde jogadores, fãs, torcedores e até personalidades como youtubers e influencers.
O cenário brasileiro está se aproximando cada vez mais dos esportes eletrônicos e se aproximando dos principais times e jogadores. Coisas que geralmente vemos nos esportes tradicionais estão se tornando cada vez mais presentes nos esportes eletrônicos, como centros de treinamento, patrocinadores e uma multidão de seguidores nas redes sociais de times e jogadores. E não seria diferente em Goiânia.
Organizações Goianas de E-sports
A equipe goiana Rensga apareceu para o mundo dos e-sports em maio de 2019, ao comprar a vaga da Operation Kino (OPK) no Circuito Desafiante, o torneio da 2ª divisão do LOL brasileiro, e logo conquistou a comunidade pelas postagens bem-humoradas nas redes sociais. Atualmente composta por: Minerva, Goku, Ninjakiwi, Mocha e coach Kim.
Participa atualmente de vários campeonatos de LOL e possui um centro de treinamento no Setor Marista, com 30 estações de PCs e acessórios de altíssimo nível, plataformas mobile, entre outros.
No Free Fire, temos a Nitroxx, equipe goiana, que chegou na Liga Brasileira de Free Fire série A, depois de ter feito uma campanha de destaque na série B. Hoje composta pelos jogadores: Head, Salles, Romeu, Proxin, Qualy, João e coach Nite. Possui uma Arena Gamer, no Setor Pedro Ludovico.
No CS:GO, temos a Team oNe, uma organização brasileira de e- sports fundada em 2004. Eles entraram no Counter-Strike: Global Offensive em dezembro de 2015 e atualmente possuem uma formação brasileira sediada nos Estados Unidos. Composta pelos jogadores, Maluk, Pesadelo, XNS, Keiz, Trk e treinador Eleito.
Jogadores Goianos
Trazendo destaque a três jogadores de modalidades diferentes no meio dos E-sports:
Maluk, que atualmente joga pelo Team oNe como líder no jogo e AWPer.
Pedro.rs, jogador de Free Fire atualmente pela Team Liquid na função de rush.
Heat, jogador de VALORANT pela Vivo Keyd, conseguiu ser eleito MVP em três competições, com destaque para a fase final do VALORANT Challengers Brasil 3 (VCB).
Leia também: