Os axolotes anfíbios conhecidos como “monstro aquático”, nativos do lago Xochimilco, na Cidade do México, único lugar do mundo onde é possível encontrar axolotes “selvagens”, teve sua população em queda significante e em 2008 foi declarado estão ameaçados de extinção.
Neste sábado, 20, esse “peixe que anda” está sendo homenageado pelo Google com um jogo para seus usuário que ao clicar no Doodle é levado a um game onde embarcamos em um barco trajinera com turistas salamandras para tentar tirar uma foto de alguns dos axolotes no Lago Xochimilco.
O lago já foi lar da antiga civilização Asteca, e depois passou a ser propriedade de senhores de terra na época colonial, foi declarado pertencente aos moradores locais, neste dia no ano de 1920. O Lago Xochimilco hoje é um local de lazer e atração cultural, além de ponto turístico da região. É atualmente o único lar dos axolotes, o que atrai a atenção de protetores depois de anos de poluição, espécies invasoras, distúrbios causados pelo homem e outros obstáculos que prejudicam o ecossistema axolote.