
Lembra do viral "Não sou capaz de opinar"? A famosa frase dita por Glória Pires, de 61 anos, durante o Oscar na Globo, em 2016, viralizou no país e virou processo. O meme teve um novo desfecho divulgado nesta semana.
A atriz global venceu uma ação judicial movida contra Cesar Augusthus Ferreira Marques, proprietário da plataforma de estudos "Me Passa Aí". O empresário utilizou a imagem da famosa sem autorização na campanha de divulgação de seus cursos no Facebook.
No anúncio, a pergunta "O que você achou da aula de cálculo?" era vista com a frase "Não sou capaz de opinar" entre as opções de múltipla escolha. Glória processou o homem e a marca por danos morais e materiais. No entanto, a Justiça do Rio de Janeiro julgou apenas os danos morais, já que a famosa não comprovou quanto cobra pelo uso de sua imagem e nem o que deixou de ganhar com a veiculação do meme.
"A conduta dos réus de expor, sem autorização, a imagem da autora, na sua rede social do Facebook, violou seu patrimônio moral, notadamente os direitos da personalidade concernentes à imagem e à privacidade, restando caracterizada a sua responsabilidade civil", disse Maria Inês da Penha Gaspar, desembargadora relatora.
O empresário Cesar Augusthus Ferreira Marques irá pagar uma indenização de R$ 15 mil devido ao uso indevido do meme para Glória Pires.