O telespectador da TV Globo já está cansado de saber que a emissora tem encerrado o contrato fixo de vários artistas veteranos da casa. Com o intuito de reduzir custos, a empresa está realizando apenas contrato por obra, o mesmo feito pela Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max.
O novo modelo de negócio deixa os atores livres para negociar trabalhos em outras emissoras ou plataformas de streaming. No entanto, mesmo com o novo tipo de contrato, alguns famosos estão proibidos de fazer qualquer trabalho no canal, e muitos até não podem sequer ter o nome citado.
Lembra do famoso Agostinho de “A Grande Família”? O ator Pedro Cardoso foi vetado de pisar na Globo após declarações polêmicas contra a emissora em 2015. Com o fim do humoristico, ele chegou a apresentar dois novos projetos, mas foram descartados e ele foi dispensado. Na época, o ator afirmou que foi “desprezado”. Além disso, passou a atacar a antiga empresa por questões ideológicas.
Protagonista de diversas novelas das nove, Maitê Proença foi demitida em 2016, sem aviso prévio. Em 2017, a artista abriu um processo reivindicando direitos trabalhistas pelo tempo em que ficou contratada, cerca de 36 anos, e pedindo R$ 500 mil de indenização. O processo ainda corre na Justiça.
Também exigindo reconhecimento dos vínculos empregatícios, Carolina Ferraz entrou com uma ação trabalhista contra a emissora pedindo cerca de R$ 7 milhões. A atual apresentadora do Domingo Espetacular, da Record, ficou 27 anos na Globo e não teve seu contrato renovado em 2017. O processo também tramita na Justiça até hoje.
Figurinha carimbada em programas de quase todas as emissoras, David Brasil não pisa na TV Globo desde 2002, quando apareceu em O Clone. Em 2019, em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, o 'best' dos famosos afirmou que um diretor que o odeia conseguiu proibir qualquer participação do mesmo na grade de programação.
Outro nome vetado pela Globo: Celso Freitas. Com 32 anos trabalhando no canal de maior audiência do Brasil, o jornalista decidiu viver uma nova experiência e se mudou para a Record, onde está há 19 anos. Após a decisão, a empresa da família Marinho apagou todos os registros que lembrem de Freitas na emissora. Tanto que, na homenagem dos 50 anos de Jornal Nacional, ele não foi incluído entre alguns dos grandes âncoras do principal telejornal da casa.
Sucesso apresentando o Masterchef, da Band, a jornalista Ana Paula Padrão virou uma 'persona non grata' desde que trocou a Globo pelo SBT, em 2005. Desde então, a ex-âncora do 'Jornal da Globo' não pode mais voltar à emissora. No entanto, ela ainda chegou a aparecer na programação em 2016, quando virou garota-propaganda do Banco Original e surgiu no intervalo de um telejornal.