Fernanda Gentil deixou a TV Globo nesta segunda-feira (20) após 15 anos na emissora. A apresentadora teve contrato fixo encerrado e não será renovado. A informação foi divulgada pela colunista Patrícia Kogut, do O Globo.
Em uma postagem no Instagram, a jornalista publicou uma carta aberta sobre os seus anos de trabalho e contou que pretende atuar em novos projetos. “Hoje é dia 8 de março de 2023. Dia da Mulher. Achei uma data propícia para ter coragem de tomar uma das decisões mais importantes na minha carreira: mudar a minha relação com a casa na qual estou há 15 anos. Apesar de chamarmos apenas de ‘mudança’, não deixa de ser um rompimento, né? Apesar de eu saber que é o que eu tenho que fazer, não deixa de passar um filme na cabeça, né?”, iniciou.
“Apesar de ter certeza que o novo ciclo que se abre vai ser tão gostoso, enriquecedor e cheio de aventuras como esse que estou fechando, não deixo de morrer de gratidão e carinho por tudo o que vivi até hoje na ‘Globo’. Confesso que durante todos esses anos eu sempre pensava em como seria esse dia quando ele chegasse, porque afinal de contas é óbvio que ele chegaria – e não porque os sites de fofoca dizem todo mês que esse dia chegou, mas sim porque ele chega em algum momento pra todo mundo. E eu posso dizer que tenho o privilégio de ter acertado na mosca essa previsão, sabia?”, continuou.
“Essa decisão foi no momento certo simplesmente porque Deus sabe de tudo o tempo inteirinho e é incrivelmente certeiro sempre. Foi no período em que eu finalmente me senti forte, corajosa e madura para seguir em frente com as minhas novas vontades, e portanto continuar com a Globo de outra maneira. Foi depois de fazer absolutamente tudo na maior emissora da América Latina, onde comecei a trabalhar há 15 anos“, completou Fernanda Gentil.
Em outro trecho do texto, a apresentadora explicou seu motivo de deixar a Globo. “E eu não gosto do salário tanto quanto eu gosto de mostrar serviço, por isso saí da ‘Globo’ onde eu estava recebendo, para me aventurar em outros projetos. É quase que um lema: do dinheiro eu apenas preciso, mas eu gosto mesmo é do trabalho! Então como eu te expliquei ainda agora, ‘Globo’, para continuar sendo uma relação justa como sempre foi, que a gente volte a se encontrar sempre que tiver um negocinho bem a nossa cara. E que seja em breve, porque sinceramente eu não lido muito bem com esse negócio moderno de relação aberta não. Não queria que continuasse fechada, mas também não precisa escancarar… como combinamos, vamos deixar entreaberta?”, escreveu.
“Obrigada por tudo de mais importante que fiz aí dentro: as relações com as pessoas. Obrigada também pelo que de mais valioso eu conquistei de você aí dentro: a confiança – fosse para a parte mais prazerosa como ganhar prêmios, ou a mais desafiadora como encarar programas inéditos. Enquanto precisamos estar juntas fizemos uma bela dupla, mas nada como a liberdade de escolher estar perto. E é assim que vamos caminhar daqui pra frente…isso chama-se maturidade. Foi o que eu também adquiri bastante aí durante todos esses anos com você. Entrei uma menina de 22 e saio – digo, vou só dar uma voltinha por aí – como uma mulher de 36. Deixemos a porta entreaberta e assim teremos a tranquilidade de passar por ela sempre que quisermos”, finalizou a publicação.
Fernanda Gentil estava na emissoria desde 2009, quando foi apresentadora do programa É Gol (SporTV) . Em 2012, virou âncora do bloco esportivo do Jornal da Globo. Além disso, ela também comandou o Globo Esporte e o Esporte Espetacular entre 2013 e 2018. Em 2019, a jornalista estreou no entretenimento com o programa "Se Joga", que substituiu o extinto "Vídeo Show".