
A atriz Fernanda Montenegro homenageou a filha, Fernanda Torres, em uma carta aberta. A matriarca não poupou elogios, referindo-se à filha como um "fenômeno". "Ela, Nanda, sabe. Desde os seus 12 anos, quando Fernando e eu a assistimos no palco do Teatro Tablado, com total domínio de cena, nós, os pais atores, nos abraçamos aos prantos diante do fenômeno", diz um trecho da mensagem.
Fernanda Montenegro também destacou a carreira de quase 50 anos da filha, enfatizando a importância de seu trabalho artístico.
Diversos amigos de Fernanda Torres também gravaram depoimentos emocionados em sua homenagem, como a atriz Andrea Beltrão, que trabalhou com ela em Tapas & Beijos. "Fernanda já é um Oscar, ela vem de uma família que já é um Oscar", declarou. Luiz Fernando Guimarães, que dividiu cenas com a atriz em Os Normais, também expressou sua admiração: "Estamos muito orgulhosos". O ator Tony Ramos, por sua vez, elogiou sua "linda trajetória".
Selton Mello, parceiro de Fernanda em Ainda Estou Aqui, também se emocionou com a homenagem. "Passamos por muitas emoções juntos, a primeira foi em Veneza. [...] E quando veio aquela explosão, com 10 minutos de aplauso, foi muito comovente, foi como o filme nasceu no Festival de Veneza", relembrou.
Confira a carta na íntegra:
"Fernanda Torres é um imenso talento como ser humano, daí a dimensão dessa vocação ampla e inarredável de ser uma atriz extraordinária. A arte de ser ator, no caso, atriz, só nós, desse ofício, entendemos na pele, repito, na pele, o que é o ser humano. Ela, Nanda, sabe. Desde os seus 12 anos, quando Fernando e eu a assistimos no palco do Teatro Tablado, com total domínio de cena, nós, os pais atores, nos abraçamos aos prantos diante do fenômeno. Veio à minha memória a frase do grande ator brasileiro Procópio Ferreira, que no final da interpretação da jovem e eterna atriz Bibi Ferreira, sua filha, Procópio, agradecendo o estrondoso aplauso ao final do clássico Mirandonina, de [Carlo] Goldoni, e na emoção do que estava acontecendo, lançou em voz alta: 'Senhoras e senhores, está lançada a minha filial'. Fernanda Torres, desde a infância, sempre ordenou a sua votação de uma forma independente, real e sublime. São quase 50 anos de criatividade em diversas áreas da nossa cultura artística. Coube a Fernanda Torres o fenômeno de atravessar a Linha do Equador, justamente durante o nosso carnaval dionisíaco. Esse milagre se deve ao extraordinário filme de Walter Salles, Ainda Estou Aqui, que, pelo seu protagonismo nessa obra de arte cinematográfica, fez dela, para sempre, um referencial transcendente de brasilidade."