
O Ministério da Cultura anunciou que a atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles serão agraciados com a Ordem de Mérito Cultural em cerimônia prevista para maio deste ano. A premiação, retomada pelo governo federal, será realizada no Palácio Capanema, no centro do Rio de Janeiro.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou a retomada da honraria. Segundo informações do Ministério da Cultura (MinC), o evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que entregará as medalhas aos homenageados.
A cerimônia também marcará a entrega da reforma do Palácio Capanema, edifício icônico do modernismo arquitetônico brasileiro, projetado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, com consultoria de Le Corbusier.
A última edição da Ordem de Mérito Cultural ocorreu em 2018 e premiou personalidades, como o cineasta Carlos Saldanha, o humorista Dedé Santana, o escritor Guilherme Fiuza, o ator Carlos Vereza, o músico Sérgio Mendes, a cantora Wanda Sá, o ator Milton Gonçalves e o apresentador Abelardo Barbosa, conhecido como Chacrinha.
A premiação havia sido extinta durante o governo de Jair Bolsonaro, mas foi oficialmente restabelecida com a publicação do decreto no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (13).