
Com menos de um mês para a cerimônia do Oscar, o Brasil aguarda ansiosamente pela possibilidade de ver, pela primeira vez, uma atriz brasileira premiada na categoria de Melhor Atriz. Conforme indica uma votação popular aberta pela emissora oficial da premiação, a ABC, Fernanda Torres está muito bem posicionada para conquistar o troféu, graças à sua atuação no longa-metragem Ainda estou aqui.
Na enquete, Fernanda ocupa o primeiro lugar entre as concorrentes na disputa pela estatueta. A atriz brasileira lidera com 42% dos votos, deixando suas adversárias para trás: Cynthia Erivo, de Wicked, com 34%; Demi Moore, de A substância, com 20%; Mickey Madison, de Anora, com 2%; e Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, com 2%.
A votação continua aberta e pode ser realizada mediante cadastro no site oficial. A força da mobilização dos brasileiros nas redes sociais tem sido um fator importante para o bom desempenho de Fernanda, especialmente após a repercussão internacional do filme Ainda estou aqui, de Walter Salles. No mês passado, a crítica negativa publicada no jornal Le Monde, que avaliava o longa-metragem, gerou uma reação intensa nas redes sociais. O crítico Jacques Mandelbaum descreveu a atuação de Fernanda Torres como "monocórdia", o que provocou uma série de respostas por parte de internautas brasileiros. "Tô vendo que o Brasil tem mais uma página pra derrubar", escreveu um usuário, enquanto outro afirmou: "Pão de queijo é melhor que croissant".
O filme Ainda estou aqui alcançou um feito histórico ao ser o primeiro filme brasileiro indicado na categoria de Melhor Filme da premiação. Além disso, concorre nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. A 97ª cerimônia do Oscar acontecerá no dia 2 de março de 2025, domingo de carnaval, a partir das 21h, no horário de Brasília.