Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Globo de Ouro retorna à TV após crise, mas sem transmissão no Brasil

Apresentação do evento retorna em novo canal após escândalos de corrupção, racismo e machsimo

Imagem ilustrativa da imagem Globo de Ouro retorna à TV após crise, mas sem transmissão no Brasil

Há vinte meses a NBC anunciou que não iria transmitir mais o "Globo de Ouro", além disso, a TNT canal fechado que cobria o evento nos últimos anos optou por não adquirir os direitos de transmissão para 2023. Porém o canal E! comprou os direitos e transmitirá o prêmio nesta terça-feira, 10, com início às 20h.

O Globo de Ouro passou por várias controvérsias, entre elas a falta de diversidade, já que a premiação sempre privilegiou, em sua maior parte, artistas e filmes norte-americanos e deixou de lado grandes obras cinematográficas estrangeiras - o que nunca foi novidade. Além disso, escândalos de corrupção envolvendoo nome do evento balançaram as estruturas e sujou o tapete vermelho, tão aclamado por 80 longos anos.

Porém, o que não se esperava, é que empresas e celebridades boicotassem a Associação de Imprensa Estrangeira, que organiza a cerimônia. Uma maioria branca, que dá mais visibilidade a filmes com protagonistas brancos e enredos que reforçam a cultura norte-americana vêm incomodando estrangeiros e até mesmo artistas locais, que, insatisfeitos, bateram o martelo.

O "modus operandi" da cerimônia, desde seu início, costumava dar destaque ao que podemos chamar de "American way of life", ou "Modo americano de viver", em tradução livre. Nos últimos anos, claro, foi observada uma certa diversidade, mas muito pequena, é como se fosse uma "obrigação" dos organizadores em investir na diversidade, algo "forçado", talvez.

A apresentação do Globo de Ouro será apresentado por Jenna Ortega, Jennifer Coolidge e Letitia Wright. Celebridades como Quentin Tarantino, Park Chan wook, Steven Spielberg, Guilhermo del Toro e James Cameron já estão cotados para o evento. Estarão também os atores Austin Butler, Ana de Armas, Jamie Lee Curtis e Michelle Williams.

Embora tenha havido pouiquíssimas mudanças no quesito diversidade, a indústria volta com força este ano para premiar mais uma vez artistas em destaque. Mesmo assim, Tom Cruise não deve comparecer a premiação e devolveu três prêmios que havia vencido, em protesto contra os escândalos de corrupção da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias