O cantor sertanejo Gusttavo Lima esteve na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde deu uma palestra para estudantes brasileiros sobre empreendedorismo e gestão financeira. Durante o evento, o artista não apenas relatou sua trajetória de vida, mas também respondeu a perguntas do público e fez uma apresentação musical.
“Da roça para Harvard, nunca imaginei. Com pouco estudo, fiz até a 7ª série. Andava três horas de ônibus rural todos os dias para a escola,” revelou Gusttavo, visivelmente emocionado.
O cantor destacou sua conexão com as raízes e a importância da resiliência, persistência e fé em sua jornada. “Aquele garoto do interior de Minas Gerais jamais imaginaria estar aqui,” afirmou, expressando gratidão pela oportunidade de compartilhar sua história de superação.
Durante a palestra, Gusttavo falou sobre os desafios financeiros que enfrentou no início da carreira, quando, apesar do sucesso, os ganhos eram limitados. “Eu já fazia sucesso, mas não ganhava muito,” destacou. Gusttavo explicou que o “pulo do gato” foi descobrir maneiras de “monetizar a música” e diversificar seus investimentos.
Atualmente, ele é proprietário de negócios em setores como agenciamento de artistas, seguros, agronegócio, mercado imobiliário e gastronomia, e anunciou a abertura de uma nova cervejaria no Brasil até o final do ano.
Além de seus empreendimentos, Gusttavo também mencionou a criação de uma fundação para apoiar idosos em Goiânia, com previsão de atender cerca de 2 mil pessoas.
“Acho que a minha vida é isso, receber de uma parte e retribuir de outra,” disse. Ele ressaltou que, apesar da boa renda que a música proporciona, se sente seguro para levar uma vida tranquila mesmo após encerrar sua carreira.
No entanto, a palestra ocorreu em um momento delicado para o cantor, que recentemente esteve sob investigação por suspeitas de lavagem de dinheiro e associação criminosa em um esquema de apostas.
A Justiça de Pernambuco chegou a decretar sua prisão preventiva em 23 de setembro de 2024, mas a medida foi revogada no dia seguinte.