O candidato a presidente do Equador Fernando Villavicencio, de 59 anos, foi assassinado a tiros na noite da última quarta-feira, 9, após um comício na capital Quito. O crime brutal com o político deixou José de Abreu preocupado com o presidente Lula (PT).
O ator da TV Globo usou suas redes sociais para expor a sua preocupação com a segurança do petista. @LulaOficial está desprotegido. Tem que tomar uma atitude drástica”, escreveu o veterano no Twitter.
Nos comentários, diversos internautas concordaram e completaram o post do artista. “Está com os inimigos literalmente nas barbas dele”, comentou um seguidor. “O Presidente Lula tem que tirar urgentemente a competência de sua segurança do GSI e passar a PF, ele corre sérios riscos se não o fizer, esse pessoal do GSI não são confiável", escreveu outro internauta.
Fernando Villavicencio foi atingido por três tiros na cabeça. Um vídeo que circula na web mostra o político saindo de uma escola e levando os tiros logo após entrar em um carro, mesmo estando sob escolta policial. Outras 9 pessoas ficaram feridas durante o atentado.
O médico Carlos Figueroa, amigo do candidato que estava com ele no momento do ataque, relatou à imprensa que houve cerca de 30 disparos durante o atentado. Além disso, a sede do partido do presidenciável, o Movimento Constrói, foi atacada por homens armados.
.@LulaOficial está desprotegido. Tem que tomar uma atitude drástica.
— Jose de Abreu (@zehdeabreu) August 10, 2023