Evaristo Costa, de 48 anos, abriu o coração e compartilhou detalhes sobre sua saúde. Diagnosticado com a doença de Crohn, o jornalista revelou que uma das consequências da síndrome foi a rápida perda de peso.
Em entrevista ao PodCringe, o ex-Globo contou que perdeu mais de 22 kg em apenas três semanas. "Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim [...] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas", disse.
Evaristo ressaltou que o emagrecimento não foi por iniciativa própria: “Eu me sinto definhando. É como eu me defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim".
"A alimentação não para dentro de mim. Ela sai de dentro de mim, então não me dá os nutrientes que eu preciso. A última vez que eu fui internado foi por causa de uma infecção nas amígdalas que se transformou em uma sepse, porque eu estava com a imunidade no pé", acrescentou.
"Não é um emagrecimento saudável. Eu estou totalmente desregulado por dentro, estou há um ano em crise. Descobri em 2021, ela [a doença] deu uma estabilizada, mas voltou agora", completou.
A doença de Crohn pode acometer pessoas de qualquer idade, mas tem maior incidência entre os 20 e os 30 anos. A síndrome gastrointestinal crônica atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal.