Lew Palter, conhecido por sua participação como o magnata Isidor Straus no filme Titanic, morreu aos 94 anos. A notícia foi confirmada pela filha do ator, Catherine Palter, que citou complicações decorrentes de um câncer de pulmão como a causa do falecimento.
Em Titanic, Palter contracenou com Elsa Raven, interpretando o casal de passageiros idosos que é visto abraçado na cama de sua cabine enquanto o navio afunda. O personagem de Isidor Straus foi baseado em uma figura real, que perdeu a vida no naufrágio ao recusar-se a entrar nos botes salva-vidas, preferindo ficar junto às mulheres e crianças a bordo.
Embora tenha participado de um dos momentos mais marcantes do filme de James Cameron, o verdadeiro legado deixado por Palter talvez seja sua contribuição como professor de atuação na universidade CalArts, entre os anos de 1971 e 2013. Durante esse período, ele orientou astros como Ed Harris, Don Cheadle e Cecily Strong.
Como ator, o nova-iorquino também fez aparições em episódios de séries clássicas, como O Homem da Virgínia (1968), Missão Impossível (1969), Columbo (1974), Kojak (1974), As Panteras (1977), O Incrível Hulk (1980) e Esquadrão Classe A (1983).
Lew Palter deixa uma filha e três netos. Sua esposa, a atriz Nancy Vawter, com quem esteve casado por 64 anos, faleceu em 2020.