Oficina gratuita de brincadeiras e ritos populares
Redação
Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 23:46 | Atualizado há 7 anos
O Shopping Cerrado retoma neste domingo (7), às 15 horas, a programação do tradicional Teatrinho Cerrado com uma oficina de brincadeiras e ritos populares. A atividade, que acontece todos os domingos no piso 1, próximo à loja CS Club, é realizada pelo Teatro Destinatário e tem entrada gratuita.
Voltada para crianças de todas as idades, a oficina desta semana será ministrada pela autora do livro “Criandança – uma visita à metodologia de Rudolf Laban”, Daraína Pregnolatto, com o objetivo de revitalizar e fomentar a prática do brincar e contar histórias em roda.
A proposta é despertar as potencialidades corporais, vocais e rítmicas, a partir de algumas brincadeiras que integram o repertório da tradição oral brasileira, como cantigas de roda e danças populares, como “bumba meu boi” e “cacuriá”.
A oficineira reitera, ainda, a importância de tornar os participantes “parte ativa no processo criativo onde todos experimentarão o prazer e simplicidade do cancioneiro e dos ritos populares brasileiros”.
Formada em Dança/Arte do Movimento, Daraína Pregnolatto atualmente coordena o “Ponto de Cultura”, “Quintal da Aldeia/Guaimbê” e “Flor de Pequi”, em Pirenópolis/GO. Ela já conquistou os prêmios Tuxaua Cultura Viva 2010-SCC/MinC e Itaú Cultural – Rumos, Educação, Cultura e Arte 2011/2013.
A oficina integra uma série de atividades que será realizada pelo Shopping Cerrado, neste mês de janeiro, em prol da valorização da cultura e do folclore goiano e brasileiro. O centro de compras oferece estacionamento gratuito e fica na Avenida Anhanguera nº 10.790, no Setor Aeroviário, em Goiânia.
SOBRE O TEATRO DESTINATÁRIO
O grupo Teatro Destinatário foi criado em 2011, tendo como suas primeiras experiências intervenções artísticas em hospitais de Goiânia e do interior do estado de Goiás. Atualmente, o grupo conta com o espetáculo “Quecosô, Oncotô, Oncovô – Goiás singulares no plural” e a peça “Bumba, Meu Boi Estrela”, contemplada pela Mostra Nacional de Teatro de Porangatu – Tenpo, em 2014. O Teatro Destinatário, que é composto pelos artistas Jéssika Hannder, Luciano Di Freitas e Ludmyla Marques, atua no projeto Teatrinho Cerrado, do Shopping Cerrado, com espetáculos, oficinas e contação de histórias.