Em 2020, os fãs de Chadwick Boseman e do ‘Pantera Negra‘ foram pegos de surpresa com a morte do astro devido a um câncer no cólon, o roteiro já estava quase pronto quando Boseman faleceu.
Enquanto os executivos da Marvel decidiam o que fazer com a franquia, foi revelado que o personagem não seria reformulado em respeito à memória de Boseman.
Mas o que poucos sabem é que a Marvel quase desistiu de continuar a franquia. A informação foi revelada pelo produtor Nate Moore durante uma entrevista para o Deadline.
O cineasta relembrou que ficou em choque quando recebeu a notícia porque ninguém fazia ideia que Boseman estava enfrentando um câncer.
E, devido à amizade que o astro criou com toda a equipe da Marvel, o estúdio cogitou a ideia de não continuar com os filmes, pois não queriam outro ator em seu lugar e não sabiam como seguir em frente do ponto de vista narrativo.
“Não sabíamos de sua doença, mas quando ele morreu… Comecei a ligar os pontos: ‘Ah, talvez seja por isso que X, Y e Z estavam acontecendo com ele’. E então você processa isso emocionalmente e pensa: ‘O que fazemos agora? Tipo, devemos mesmo fazer este filme?’ Nunca chegamos ao ponto de dizer: ‘Temos que fazer custe o que custar’. Não. Como você reage à perda não apenas de sua estrela, mas de um amigo com quem você criou laços?”
“Refletimos e chegamos à uma conclusão: ‘Não precisamos fazer este filme [‘Pantera Negra 2‘]. Conversamos com [o diretor] Ryan Coogler e com os executivos da Marvel, que disseram: ‘Se vocês não querem fazer o filme, por favor, não façam por nossa conta’. ”A decisão ficou nas mãos de Coogler e de Kevin Feige, diretor criativo do estúdio.
A dupla só decidiu fazer a sequência depois de conversarem com a viúva de Boseman, Simone, então Coogler e Feige tiveram certeza que “Chad gostaria que fizéssemos o filme”.
Lembrando que a sequência também conta com Letitia Wright, Tenoch Huerta, Angela Bassett, Winston Duke, Lupita Nyong’o, Martin Freeman, Danai Gurira e Michaela Coel.
“Em ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre‘, a Rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (incluindo Florence Kasumba), lutam para proteger sua nação dos poderes intervenientes do mundo após a morte do Rei T’Challa. Enquanto os Wakandanos esforçam-se para abraçar seu próximo capítulo, os heróis devem se unir com a ajuda de Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman) para forjar um novo caminho para o Reino de Wakanda. Introduzindo Tenoch Huerta como Namor, rei de uma nação submarina secreta, o filme também traz Dominique Thorne, Michaela Coel, Mabel Cadena e Alex Livanalli.
O primeiro ‘Pantera Negra’ foi lançado em 2018 e fez um estrondo gigantesco na bilheteria, arrecadando mais de US$1,3 bilhão de dólares mundialmente. Além disso, tornou-se o primeiro filme de super-heróis a ser indicado a Melhor Filme no Oscar.