Simone Mendes teve sua participação cortada no Hora do Faro, na Record TV, no último domingo (14), após um episódio de blackface. Para participar do quadro 'Famoso Funcionário', a produção do dominical pintou a pele da cantora com tinta escura para representar pessoas pretas.
O programa chegou a divulgar teasers do especial de Dia das Mães nas redes sociais e na TV, causando uma repercussão negativa ainda na chamada. No entanto, para contornar a situação, a emissora vetou o quadro na transmissão final. A atração de Rodrigo Faro acabou substituindo a gravação por uma reportagem exibida em 2019.
No quadro, que é caracterizado por colocar famosos para trabalharem normalmente sem serem reconhecidos, Simone se fantasiou de uma organizadora de evento de enfermagem, usando uma peruca de cabelos cacheados e o tom de pele maqueado, como de uma pessoa negra. Quanto mais tempo a celebridade mantém sua identidade em segredo, mais dinheiro ela ganha.
De acordo com o Na Telinha, a equipe da cantora ficou preocupada com a repercussão que a gravação poderia causar e pediu para que todo o material fosse descartado. Ela deve voltar a gravar com Rodrigo Faro em breve.
Em 2017, o apresentador também esteve envolvido em outro episódio de blackface. Na época, ele se caracterizou de Michal Jackson e foi duramente criticado por pintar rosto de preto.
🚨Às pressas, Record corta blackface de Simone no Rodrigo Faro com medo da reação do público.
— Sandro Nascimento (@SandroNascimm) May 16, 2023
⏩Confira a chamada exibida pela Record que foi suspensa. pic.twitter.com/9giETuC4IF