O Independiente del Valle se torna bicampeão da Copa Sul-Americana, após vencer o São Paulo na final por 2 a 0 neste sábado (1), no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.
A equipe brasileira joga muito mal e facilmente batida pelos equatorianos que manteve o controle do jogo. Logo, aos 13 minutos da etapa inicial, Lautaro Díaz abre o placar e aos 22 minutos da segunda etapa, Lorenzo Favarelli amplia o marcador. O tricolor ainda vê Calleri e Diego Costa expulsos no fim e sai derrotado.
No entanto, o São Paulo estava motivado após a classificação de virada nas semifinais em cima do Atlético-GO, porém mesmo assim perdeu a chance de conquistar mais um título internacional depois de dez anos.
Com o título, o Independiente del Valle repete o feito de 2019, se torna bicampeão da competição, garante vaga na Libertadores da América 2023 e também disputa da Recopa Sul-Americana, contra o vencedor da final da Libertadores, ou seja, entre Flamengo ou Athletico-PR que decidem a taça no próximo dia 29, em Guyaquil, no Equador.