Home / Esportes

ESPORTES

Rivais se unem pelo Estado

O Estado de Goiás estreia hoje na Copa de Seleções Estaduais sub-20. O tor­neio já teve uma fase preliminar realizada nos dias 17 e 19 de no­vembro, entretanto a seleção goiana já conseguiu entrada di­reta na segunda fase, devido ao seu posicionamento no ranking da CBF. Sendo assim, o primeiro compromisso do nosso selecio­nado, como dito, ocorre hoje, às 16 horas, contra Roraima, no Estádio Olímpico.

No último dia 18 de novembro, os 23 garotos que vão representar o Estado na competição foram con­vocados e tiveram oito dias de pre­paração intensa, sob os comandos do técnico Raphael Miranda, que também é treinador das catego­rias de base do Trindade.

Durante essa preparação, Ra­phael foi aos poucos moldando o time titular. Pelo que se pôde ob­servar nos últimos treinamentos, a seleção goiana deve entrar em campo logo mais com a seguinte escalação. Lucas (Atlético); Cleu­ber (Goiás), Luizão (Vila), Guilher­me (Goiás), Rodrigues (Goiás); Batata (Vila), Mádson (Goiás), Al­bano (Vila); Gustavo (Trindade), Deivid (Vila) e Marcos Paulo (Vila).

O centroavante Marcos Paulo é a esperança de gols do ataque goiano. O jogador do Vila Nova foi artilheiro em todas as cate­gorias enquanto esteve na base. Esse ano recebeu oportunidades no time profissional e não decep­cionou. Anotou um gol no Cam­peonato Brasileiro Série B, na vi­tória do Tigre sobre o CRB, fora de casa, por 2 a 1, em junho.

“O atacante tem que estar sem­pre brigando por artilharia e o meu trabalho ali é tentar balançar a rede. Então, pretendo sim brigar pela artilharia nessa competição, mas claro, o mais importante é sempre fazer o melhor pela equi­pe”, disse o jogador.

Seis equipes do Estado estão representadas na seleção goiana. Atlético, Goiás, Vila Nova, Trinda­de, Anápolis e Jaraguá. Apesar do curto tempo de preparação para o torneio, Marcos Paulo acredi­ta que pelo fato da maioria dos atletas se conhecerem devido aos jogos contra durante os torneios de base, a falta de entrosamen­to não será um problema den­tro de campo.

“A maioria já se conhece, não de convivência no dia-a-dia mas sim de jogar contra. Então já sa­bemos mais ou menos como cada um joga, por isso o entro­samento não será um proble­ma. Temos só que ter atenção na hora de encaixar a marcação e para obedecer o estilo de jogo do treinador Raphael, mas com o tempo vamos aperfeiçoando isso”, destacou.

Depois da estreia de logo mais, a seleção ainda terá pela frente um  duelo contra a equipe da Bahia. Esse jogo ocorre no domingo, às 16 horas, no Estádio da Serrinha. Goiás, Roraima e Bahia fazem parte dos grupo 8 e após as três rodadas, só o melhor classifica­do avança para a pró­xima fase do torneio

Destaque do interior assume missão de comandar o Estado

Raphael Miranda será o res­ponsável por comandar o sele­cionado sub-20 de Goiás à bei­ra do gramado durante a Copa de Seleções Estaduais. O treina­dor assumiu papel de destaque no cenário do futebol goiano em 2016, depois de levar o Trinda­de ao título estadual sub-20. Foi a primeira vez que uma equi­pe do interior levantou o cane­co na base. Com a conquista, o time da Capital da Fé pôde pela primeira vez se credenciar para a disputa de uma Copa São Pau­lo de Futebol Júnior.

Não satisfeito, Raphael somou mais vitórias na temporada 2017. Foi campeão novamente com o Trindade, agora do Campeona­to Goiano sub-19. Sendo assim, mais uma vez garantiu a ida do Tacão à próxima Copinha, que acontece em janeiro de 2018.

Tanto destaque nas categorias de base levou o treinador a ser o escolhido para comandar a Se­leção Goiana. O técnico aposta em um método de trabalho de curto prazo, com muitas situa­ções do jogo nos treinamentos, para driblar um possível desen­trosamento entre os atletas e as­sim fazer bonito na competição.

“Foram apenas oito dias de preparação, então eu procu­rei fazer trabalhos com o cam­po aberto, simulei situações de jogo, procurei organizar o siste­ma defensivo e depois montei o ofensivo. Mas sempre dentro das dimensões de jogo para que os atletas pudessem se entro­sar o mais rápido possível”, dis­se Raphael.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias